Vereador do PSB trabalha pela reativação do PROERD em Naviraí

Naviraí Imprimir
Domingo, 19 de Março de 2017 - 13h03

Iniciativa do vereador do PSB Márcio Scalassara, resultará na volta do programa PROERD, programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, desenvolvido pela Policia Militar em escolas Estaduais e Municipais.

Para tratar do retorno do projeto ele provocou na última sexta-feira (17), uma reunião entre representantes da PM, Tenente Coronel Everson Antônio Rozeni, o Juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude Paulo Roberto Cavassa de Almeida e o Prefeito José Izauri de Macedo.

O projeto é aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

O projeto tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

No encontro de sexta ficou definido que a Prefeitura repassará os recursos necessários para o Conselho comunitário de segurança, que por sua vez, em conjunto com o comando do 12 BPM, definirá a forma de execução de projeto. Com as escolas estaduais, bastará somente o consentimento da direção, já em relação ao município será formalizado um termo de cooperação com o Estado para que o programa seja aplicado.

“O custo financeiro do projeto é irrisório diante do retorno social”, disse o Prefeito Izauri, ao garantir ao vereador Márcio a adesão da Prefeitura. Já o Juiz Paulo Cavassa, entende que o programa poderá ter ainda uma abrangência maior, atendendo também jovens infratores nos casos de remissão de penas disciplinares.

“É mais uma conquista para nossa juventude, que precisa estar alerta contra um dos piores males da sociedade atual, que são as drogas”, diz o vereador Márcio, satisfeito com o êxito de sua proposta.

Fonte: Da Redação/Portal do MS

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br