Onevan pede juiz para comarca de Itaquiraí

Região Imprimir
Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 - 07h18

O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou expediente ao desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), requerendo a designação de um juiz titular para a comarca de Itaquiraí.

Onevan de Matos explicou em seu requerimento que o município/comarca de Itaquiraí está sem juiz titular há, aproximadamente um ano, o que compromete a efetividade da prestação jurisdicional e traz revezes aos cidadãos.

Durante este período a comarca tem sido assistida por juízes designados de outros municípios, os quais comparecem a Itaquiraí um ou dois dias por semana e atuam, preponderantemente, em processos considerados urgentes e na realização de audiências, principalmente na esfera criminal.

“Esta situação tem trazido muita preocupação aos jurisdicionados da comarca de Itaquiraí, visto que todos os demais processos judiciais – aqueles considerados não urgentes, os quais não englobam pedidos liminares, cautelares ou a liberdade de cidadãos – não tem tramitado regularmente”, explicou Onevan de Matos.

PECULIARIDADES

Um o0utro ponto abordado pelo deputado estadual em seu expediente ao Tribunal de Justiça são as peculiaridades de Itaquiraí – município que possui uma ampla zona rural, cujos moradores dos assentamentos já encontram na distância à sede do município um obstáculo natural para o exercício de seus direitos de cidadão.

“A designação de um magistrado titular para a comarca de Itaquiraí é uma necessidade urgente, principalmente para garantir aos cidadãos do município/comarca o acesso e o exercício da Justiça – um dos pilares do Estado Democrático de Direito”, finalizou o deputado estadual Onevan de Matos.

Fonte: Assessoria

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br