Fiscalização será reforçada nos rios do Estado para coibir pesca predatória

Operação da PMA começou ontem e segue até a próxima segunda-feira

Geral Imprimir
Terça-Feira, 11 de Abril de 2017 - 05h53

Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou ontem a Operação Santa Santa com objetivo de prevenir e coibir a pesca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul. Fiscalização será reforçada até às 8h da próxima segunda-feira (17).

Nesse fim de semana, policiais autuaram 10 pescadores por pesca ilegal e foram aplicadas multas que somaram R$ 10 mil, além de apreensão de petrechos proibidos.

Por conta da situação, operação, que começaria na quarta-feira (12), foi antecipada para hoje e conta com 310 policiais.

Segundo a PMA, fiscalização será intensificada por conta do feriado de sexta-feira (14) e pontos facultativos decretados pelo Estado e alguns municípios, e também devido a tradição religiosa de se consumir peixe durante a semana, o que faz com que aumente significativamente o número de turistas e pescadores no rios.

Além da pesca predatória, serão desenvolvidas ações de combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, extração e transporte de madeira e carvão ilegais, caça, tráfico de animais, transporte de produtos perigosos, crimes de poluição e trabalhos preventivos com visitas às propriedades rurais, entre outros.

ANO PASSADO

Em 2016, foram apreendidos 163 quilos de pescado e autuou 17 pessoas por infrações ambientais, sendo 15 por pesca ilegal.

Três pessoas foram presas por pesca predatória e 12 autuadas por pescar sem licença, o que não é crime, mas infração administrativa.

Multas aplicadas no período somaram R$ 18.320,00.

Fonte: Portal Correio/ Estado

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br