Vereadores participam de Seminário que discutiu politicas públicas para o idoso

Naviraí Imprimir
Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2017 - 14h14

Representando o poder legislativo naviraiense as vereadoras Lourdes Elerbrock (PV) e Rosangela Sofa (PSDB), e o vereador Fi da Paiol (PMDB), participaram na última sexta-feira (11) em Dourados do seminário “Direito dos Idosos: novos olhares” que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento, proposto pela presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), e o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB) reuniu autoridades para discutir políticas públicas de assistência para os idosos.

O evento teve como palestrantes a deputada federal paranaense Leandre Dal Ponte, vice Presidente da comissão de defesa dos direitos da pessoa idosa na Câmara, Ana Lucia Silva, coordenadora do conselho nacional do idoso e a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da pastoral do idoso. “Caminhamos para nos tornar um país com a maioria da população integrando a chamada terceira idade, e devemos nos preparar para isso, construindo politicas que favoreçam mais essa camada da sociedade” disse a vereadora Lourdes Elerbrock, destacando a importância das orientações repassadas no seminário.

O deputado Geraldo Resende, propôs a criação de uma frente parlamentar para tratar de forma permanente do tema. Essa frente teria âmbito municipal com os vereadores, estadual e federal com seus representantes no legislativo. “Em Naviraí estamos prontos para dar suporte não apenas ao trabalho social feito com os idosos, mas discutir mais ações que os mantenham integrados na sociedade, seja em atividades de lazer, recreação ou até na reinserção no mercado de trabalho” disse.

Palestrantes
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, irmã Terezinha Tortelli, falou sobre “Situação atual do idoso – Direitos, violência e visibilidade”. “Nosso foco é a dignidade da pessoa, não importa quem seja, por isso vamos ao encontro de todos”.
Outra palestrante foi a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, cuja palestra abordou o tema: “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”. “O meu desafio hoje é envelhecer. Em países desenvolvidos, eles preparados para envelhecer, mas no Brasil estamos envelhecendo de forma célere, sem que tenhamos políticas públicas estruturais para recebermos esta população”, afirmou.
Com o tema “Legislação em defesa do idoso”, a deputada Leandre Dal Ponte falou sobre o trabalho dos políticos em defesa dos idosos e a importância de discuti-la diretamente com eles. “São os idosos os especialistas em envelhecimento, muito mais do que qualquer deputado que estuda, porque são eles que estão vivendo isso na prática”, comentou.

Fonte: Assessoria/Câmara

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br