Criminosos voltam a fazer ameaças contra Agentes Penitenciários

Segurança Pública despreza ameaças a agentes penitenciários, diz sindicato

Segurança Imprimir
Sábado, 09 de Setembro de 2017 - 07h40

O Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap) emitiu comunicado à imprensa acusando setores responsáveis pela Segurança Pública do Mato Grosso do Sul de estar desprezando ameaças de mortes que parte da classe de trabalhadores vem sofrendo.

De acordo com as informações, os servidores penitenciários vivem em clima de tensão dentro e fora dos presídios. O pânico teria aumentado ainda mais depois que apareceu lista com nome de cinco agentes que estariam na mira de facção criminosa.

O sindicato garante que tem acompanhado a situação e cobrado uma postura da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para que haja um amparo a esses profissionais.

“Desde quando houve a lista citando os nomes dos servidores, nós cobramos um respaldo oficial. Agora que voltamos a ter agentes ameaçados, percebemos que a Instituição ainda não adotou nenhum procedimento para notificar oficialmente esses trabalhadores”, destaca o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago.

André também reclama que os setores estariam agindo com descaso. “Não é a primeira vez e nem será a última que nos tornamos alvos de criminosos, por simplesmente exercermos a nossa função de proteger o Estado e garantir a segurança nos presídios. A Agepen não tem tomado as medidas necessárias para garantir a segurança desses trabalhadores. O que demonstra o total descaso com a vida e segurança do servidor. O agente tem direito de saber oficialmente que ele está sendo ameaçado e o Estado tem a obrigação de ampará-los”, enfatiza o presidente.

O sindicalista ressalta, ainda, que em MS não existe um protocolo de segurança e procedimentos para situações de risco à segurança pessoal de servidores do Sistema Penitenciário.

Fonte: Capital News

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br