Cobrança abusiva na telefonia será debatida por Procons de todo Estado

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Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017 - 09h00

As maiores reclamações feitas por consumidores nos Procons do Estado estão ligadas à telefonia, como cobrança abusiva e ao sistema bancário. Com o objetivo de ampliar articulação dos órgãos de defesa do consumidor para proporcionar melhor atendimento, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) reúne na quarta-feira (13) representantes dos Procons municipais para debater a solução de problemas de consumo em Mato Grosso do Sul.

O 12º Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor será realizado das 8h às 17h50, no auditório da Ministério Público do Trabalho, no bairro Amambaí, em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul conta hoje com 30 Procons, sendo dois em processo de instalação. Mais cinco municípios manifestaram interesse em implantar o sistema de defesa do consumidor. A proposta do evento é alinhar as estratégias de atuação na defesa do consumidor.

O evento vai debater um dos maiores problemas apontados pelos Procons. Um deles são ligados à telefonia, como cobrança abusiva, e ao sistema bancário. De acordo com dados estatísticos do Procon, entre as principais reclamações dos consumidores estão as empresas de telefonia, água, luz, atendimento bancário e financiamentos.

Também serão discutidos aspectos da atuação para aperfeiçoamento das atividades realizadas, como documentos fiscais, controle de qualidade de combustíveis, vigilância sanitária etc.

Confira a programação completa do evento:

07h30 – Credenciamento

08h00 – Abertura e composição de mesa

08h30 – Apresentação do Planejamento Estratégico PROCON MS (Marcelo Salomão)• Política do consumidor – TJ – Técnicas de mediação e conciliação através do convênio e ambiente E-SAJ• Educação para o Consumo• Procon Interior

09h00 – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz): Documentos Fiscais Eletrônicos do Varejo (Eduardo Henrique Higa – Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Edson Massacazu Ochigame – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico ECF (CF-e-ECF).

09h40 – Coffee Break

10h00 – Palestras Temáticas:• Operadora Claro: Solução preliminar de conflitos extrajudiciais – 30 min• Operadora TIM: Como o Conselho de usuário pode contribuir com os PROCONS (Ricardo Alves) – 30 min

11h00 – Sinpetro: Controle de qualidade dos combustíveis (Fred Milton – eng. químico do Sinpetro MS) e O sindicato e suas relações com o consumidor (Edson Lazaroto – Gerente executivo – Sinpetro MS)

11h30 – Almoço

13h30 – Vigilância Sanitária Estadual: Foco no risco (Glaucia Guimarães)

14h00 – Palestras Temáticas:• Operadora OI: Foco, avanço na satisfação do cliente frente ao órgão de defesa do consumidor – 30 min.• Sistema bancário Itaú: Atendimento rápido para consumidores Itaú / Unibanco – 30 min

15h00 – Coffee Break

15h10 – Palestras Temáticas: • Operadora Vivo: Investimentos em rede, reclamações e ações de melhorias nas relações de consumo (Assunta Campos) – 30 min• Sistema bancário Banco do Brasil: Atendimento bancário e suas alternativas – 30 min• Sistema bancário Santander: Educação Financeira & Satisfação do cliente (Sidnei Curzio Junior) – 30 min

16h40 – Palestra Temática: Sistema Educacional Anhanguera

17h10 – Discussão dos temas com o público presente

17h30 – Mesa de negócios e dúvidas e troca de cartões

17h50 – Encerramento

Serviço

Evento: 12º Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado de MS

Data: 13 de setembro

Fonte: Correio do Estado

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