Eleitores ficam 8 horas na fila por cadastro da biometria em Naviraí

Naviraí Imprimir
Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018 - 12h33

Mesmo não existindo prazo para eleitores da zona eleitoral do município fazerem o recadastramento biométrico, as filas estão se formando na madrugada a frente do cartório eleitoral de Naviraí. Nesta terça-feira (16) a reportagem do Portal do MS, ouviu pessoas que chegaram as 3h30 da manhã para aguardar o atendimento que só acontece a partir das 12h.

“Havia a procura, mas após voltarmos do recesso aumentou muito” diz a atendente Izabel Dias de Araújo, assustada com o sofrimento de muitos que estão madrugando para conseguir garantir uma das 70 senhas, distribuídas diariamente. A responsável pelo Cartório Sirlene Shiota, acredita que os eleitores estão fazendo confusão com o anuncio de encerramento do prazo em Campo Grande, que será em 18 de março. “Em Naviraí vamos atender com tranquilidade, não há necessidade de vir na madrugada e ficar por horas na fila” diz a funcionária do TRE.

Entre as pessoas que madrugaram, a dona de casa Clarice Alécio, disse que pode até não ter prazo, mas, na dúvida preferiu resolver logo o problema. A mesma opinião tem o eleitor Benito Gonçalves, que saiu de casa às 3 da manhã e aguardou por mais de 8 horas, na fila, pela abertura do cartório eleitoral.

O objetivo do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – é de cadastrar, até as eleições de 2018, 80 milhões de pessoas para que possam votar por meio de urnas biométricas. Com a biometria, o eleitor é identificado em sua seção eleitoral por meio das digitais, o que elimina a possibilidade de fraudes.

DESILUSÃO MAS CUMPRINDO DEVER

Um caso que chamou a atenção no atendimento do recadastramento desta terça-feira (16), foi o da aposentada Cecilia Ternovoe Pontes, 75 anos, que mesmo não tendo o voto como obrigatório, ficou na fila desde 4 da para fazer a biometria. “Estou aqui desde as 4h sem almoço, mas quero fazer logo meu dever” disse, no mesmo tempo em que confirmava com a atendente se haveria ou não necessidade de votar. “Vou fazer o recadastramento, mas não voto mais em ninguém” falou a aposentada, que se diz desiludida com tantas noticias sobre corrupção e outros desmandos. “Para mim o Lula é o melhor, mas até ele tá arriscado de ser preso, então não quero saber mais de voto” finalizou.

Fonte: Soares Filho

© 2010-2018 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br