Trump demite secretário de Estado; diretor da CIA assume

Mundo Imprimir
Terça-Feira, 13 de Março de 2018 - 10h47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou em seu lugar o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Mike Pompeo.

Trump agredeceu a Tillerson pelos “serviços prestados” no Twitter e disse que o novo secretário de Estado – responsável pela política externa, equivalente ao ministro das Relações Exteriores no Brasil – fará um “ótimo trabalho”.

Tillerson estava no cargo há pouco mais de um ano, desde que Trump assumiu a Presidência – antes disso ele foi CEO da companhia de petróleo ExxonMobil.

O presidente americano também nomeou Gina Haspel para o cargo de diretora da CIA – ela será a primeira mulher na posição.

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca disse à BBC que o momento do anúncio foi precisamente calculado. “O presidente queria se certificar de que tem um novo time atuando antes da conversa com a Coreia do Norte e de outras negociações internacionais”, afirma.

Tensões internacionais
Tillerson estava em uma viagem oficial à África na semana passada onde, aparentemente, foi pego de surpresa pelo anúncio de Trump de que ele iria se encontrar com o líder coreano Kim Jong-un.

Washington foi tomada por relatos de desentendimentos entre o governo Trump e seu chanceler em um momento em que os EUA enfrentam diversas dificuldades no campo internacional – de tensões com a Coreia do Norte a conflitos com o Irã.

Fonte: BBC Brasil

© 2010-2018 - Todos os direitos reservados - Portal do MS - contato@portaldoms.com.br