Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Apesar do aumento no número de casos, Covid não preocupa para o Carnaval, diz secretário


Recomendação segue sendo que as pessoas tomem as doses de reforço, principalmente as que pertencem a grupos de risco
Foto: Marcelo Victor Por: Soares Filho | 23/01/2024 02:48

Nas primeiras três semanas de 2024, a Secretaria Estadual de Saúde registrou aumento de 304,3% nos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

O primeiro boletim epidemiológico do ano, publicado no dia 3 de janeiro, indicava 138 novos casos da doença, e três óbitos confirmados - todos datados de anos anteriores. Já o boletim mais recente, divulgado na última semana, confirmou 558 novos casos e cinco óbitos - três deles em 2024.

Questionado pelo Correio do Estado sobre a possibilidade de uma nova onda de infecções com a aproximação do Carnaval, festividade em que os foliões aglomeram nas ruas de diversos municípios do Estado, o secretário estadual de saúde, Maurício Simões Corrêa, se mostrou tranquilo, por considerar que a Covid-19 pode ser tratada como apenas "mais uma" síndrome respiratória.

"A preocupação com infecções não é só com a Covid-19, mas com todas as doenças virais. Ambientes de aglomeração propiciam o contágio. A vacinação é o ponto mais importante, e boa parte da população já se imunizou", considerou o secretário.

Segundo Maurício, o importante neste momento é alertar aqueles que ainda não vacinaram, ou que não foram tomar as doses de reforço, para que se imunizem.

"O número de pessoas é que ainda não tomaram a dose de reforço ainda é muito grande. Saiu recentemente um estudo da Lancet, que é a uma das publicações mais importantes internacionais, alertando que os casos mais graves de Covid-19 ainda acontecem em pessoas que têm imunosupressão e, fundamentalmente, são essas pessoas que não fizeram reforço da vacina", pontuou.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), Rosana Leite, vê com cautela a questão do Carnaval.

"O Carnaval sempre preocupa, porque ele tem aglomerações. Toda a situação de aglomeração é preocupante. Então a gente sempre orienta, principalmente para que as pessoas que estão com sintoma ou em estado gripal, que usem máscara, se hidratem e se cuidem", reforçou.

Ainda segundo Rosana, é normal que o número de casos da doença apresente um leve aumento após o período festivo.

"A gente tem outra situação em Campo Grande: muitas vezes as pessoas viajam no Carnaval, e aí pode acontecer que elas voltem já infectadas, então a gente já tem a previsão desse aumento, existe esse alerta", acrescentou.

Para o Carnaval, a recomendação da saúde segue a mesma dos últimos meses: vacinação e uso de máscaras caso sintomas da doença apareçam.

"Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados que conseguiu manter um estoque de vacina e distribuir para todos os municípios, ou seja, a vacina está disponível, então fica o alerta aos que não se vacinaram que procurem os postos de vacinação. E se tiver um sintoma, ainda que leve, a pessoa deve evitar aglomeração e, se for possível, usar máscara", recomendou o secretário Maurício Simões.

Nova variante

A previsão é de que uma nova variante da doença, a JN1, chegue nos próximos dias em Mato Grosso do Sul. 

"Pelo histórico e experiência que tivemos com a Covid-19, nós temos essa previsão de que a nova variante logo chegue aqui", afirmou a secretária adjunta da Sesau, Rosana Leite.

Segundo Rosana, a nova variante tem como característica alta transmissibilidade, mas costuma apresentar sintomas leves.

"A Sesau disponibiliza tanto testes como a vacinação, orientando as pessoas, principalmente os grupos de de risco, crianças idosos a tomarem o seu reforço, caso já tenham tomado há mais de 6 meses", pontuou.

CORREIO DO ESTADO



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS