Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Governo nomeia nova subsecretaria de Política para Mulheres do Mato Grosso do Sul


Nomeação de Manuela Nicodemos é uma indicação do PT
Nomeação de Manuela Nicodemos foi publicada na última quinta-feira Por: Soares Filho | 26/01/2024 17:31

Governador Eduardo Riedel (PSDB) já tem uma nova indicação na subsecretaria de Políticas para Mulheres no Mato Grosso do Sul. A indicação foi feita pela bancada do PT e a noemação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25).

Manoela Nicodemos Bailosa vai exercer o cargo em comissão de Direção Gerencial Superior e Assessoramento, símbolo CCA-07, na função de Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado da Cidadania, em conformidade com o estabelecido no anexo 11 da Lei nº 6.036, de 1º de janeiro de 2023, e alterações, com efeito a partir da data da publicação”. A nova secretária substitui Cristiane Sant’anna de Oliveira , exonerada na semana passada. 

Manuela Nicodemos recebeu a missão de construir e aplicar políticas públicas para mulheres, de forma efetiva e transversal nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso do Sul é um estado pioneiro nas políticas públicas para mulheres. Não somente pela rede de enfrentamento à violência bem estruturada, mas também pelas políticas que garantem a equidade e os direitos das nossas mulheres, afinal, somos 53% da população. A Manuela assume com o compromisso de fortalecer esse trabalho do Estado, além de promover o diálogo para que a construção seja conjunta, entre todos os poderes e a sociedade”, destaca via assessoria a secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza, pasta a qual a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres é vinculada.

Já a nova subsecretária, Manuela Nicodemos, reforça que sua expectativa é tornar o estado protagonista na formulação de políticas públicas para mulheres. “Queremos resgatar nossa história na formulação de políticas públicas como uma referência nacional, com a promoção e articulação com base em três eixos, que é a perspectiva da transversalidade, da intersetorialidade e da capitalidade para fazer com que as políticas públicas cheguem aos 79 municípios, principalmente considerando a diversidade das populações tradicionais que nós temos em Mato Grosso do Sul”, afirma.

Funções da Subsecretaria

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres tem suas ações pautadas na elaboração, coordenação e a execução de políticas públicas para mulheres, visando a eliminação de toda e de qualquer discriminação de gênero, promovendo visibilidade, valorização, desenvolvimento econômico e social das mulheres, consideradas em todas as suas especificidades; e a articulação e parcerias com diferentes órgãos das três esferas de Governo, com entidades da sociedade civil e empresas privadas, com o objetivo de assegurar a transversalidade das ações governamentais, o fortalecimento das organizações de mulheres e a implementação das políticas públicas para as mulheres em âmbito estadual.

Além disso, cabe à Subsecretaria elaboração de ações, projetos e programas, em articulação e em cooperação com os demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, facilitando e apoiando a inclusão do conceito e da prática do enfoque de gênero nas políticas públicas estaduais e o acolhimento e o atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência.

Curriculum da Subsecretária

Graduada em Comunicação Social, Manuela Nicodemos tem mestrado em Sociologia pela UFGD e é pesquisadora na temática de gênero, políticas públicas, cidadania e direitos humanos. Com experiência de 20 anos na área, a nova subsecretária vai atuar na articulação e execução de políticas públicas para as mulheres, através do amplo conhecimento teórico e prático com o tema, experiências nacionais e internacionais, utilizando metodologias inovadoras, transversais, a fim de envolver equipes técnicas e fortalecer gestões governamentais.

 

Capital News



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS