Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Prefeitura de Naviraí, Sebrae-MS e Acen promovem pré-lançamento do Projeto Recicla Verdinho


Foto: Divulgação Por: Soares Filho | 07/06/2023 17:02

A Prefeitura de Naviraí (por intermédio da GEMED – Gerência Municipal de Educação, GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico e a GEMA – Gerência de Meio Ambiente) em parceria com a ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, Ciarama Máquinas e o Sebrae-MS, por meio do Cidade Empreendedora, realizaram na noite de segunda-feira (05/06), o pré-lançamento do Projeto de Educação Ambiental Recicla Verdinho.

A solenidade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Milton Dias Porto, instituição de ensino escolhida para receber o projeto que irá contemplar cerca de 170 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, dos períodos matutino e vespertino. O projeto busca conscientizar a sociedade e implantar uma cultura de respeito ao meio ambiente entre os alunos, promovendo o reaproveitamento de materiais recicláveis oriundos de suas residências.

Presente na solenidade, a Prefeita Rhaiza Matos destacou que o Recicla Verdinho é um projeto completo que engloba diversas áreas do município, como educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico, além de contribuir para o meio ambiente e incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável consumindo legumes, verduras e frutas. “Além disso, valoriza a agricultura familiar local, incentiva o comércio e a população a consumirem produtos da nossa terra”, enfatizou a prefeita, completando que a ação também visa estimular os pais a se envolverem, ampliando o impacto do projeto e alcançando mais pessoas.

Os recicláveis que poderão ser trocados pela moeda social Verdinho, são latinhas de alumínio, garrafas PET, embalagens Tetra Pak e embalagens de materiais de limpeza. Depois de higienizados, serão levados pelos alunos para a escola e trocados por “Verdinhos”. A cada 10 itens de material reciclável, o aluno recebe 1 verdinho, que equivale a R$ 1,00 (um real).

De posse da moeda social, os alunos poderão utiliza-la para adquirir inicialmente na Feira do Galo produtos frescos e saudáveis (legumes, frutas e verduras) produzidos pela agricultura familiar. O material reciclável coletado pelos alunos será doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, composta atualmente por cerca de 25 cooperados.

O valor dos produtos fornecidos para as crianças, através da moeda social, será repassado integralmente pela Ciarama Máquinas – que é parceira do projeto – aos agricultores familiares que aderirem ao programa. A troca dos produtos pelo “verdinho” será viabilizada através da participação de pelo menos 20 agricultores familiares, que estão cadastrados no projeto.

Júnior Lopes/ Assessoria



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS