Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

MS: Escolas estaduais oferecem educação profissional


Escolas formam profissionais e abrem caminhos para a faculdade
Fotos: Ricardo Agra Por: Soares Filho | 31/03/2024 00:34

Com 199 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul oferecendo a educação profissional, os próprios alunos apontam os benefícios de cursar o Ensino Médio e o profissionalizante simultaneamente. Para eles é uma vantagem e uma "economia de tempo", pois já finalizam o terceiro ano com uma profissão, preparados para o mundo do trabalho, mesmo os que pretendem continuar estudando e já pensam na faculdade.

Embora os alunos da educação profissional concluam o Ensino Médio já com uma profissão, com condições para atuar nas áreas em que se profissionalizaram, os estudantes têm o objetivo de ingressar no Ensino Superior. Esse é o caso da Lara Kemily Bernardirno Romeiro, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Hercules Maymone, que pretende cursar Nutrição.

Para a aluna, a adaptação no início foi um pouco complicada, uma vez que fez o primeiro ano do Ensino Médio regular e só a partir do segundo ano iniciou a Educação Profissional. De segunda a quarta-feira, Lara faz apenas as disciplinas regulares, e o profissionalizante acontece nos dois últimos tempos da quinta-feira. Na sexta o dia é todo voltado para a Educação Profissional.

"No começo ficou meio confuso conciliar os dois, pois eu fiz o primeiro ano sem profissionalizante, então demorei um pouco para em adaptar. Mas agora já está muito tranquilo", explica Lara.

A estudante cursou em 2023 o profissional de Analista de Marketing e atualmente faz a continuação, chamada Projeto de Inovação. A aluna, que é uma entusiasta da comunicação, encontrou uma maneira de usar os conhecimentos adquiridos na Educação Profissional e usar na sua profissão futura.

"Quero fazer Nutrição e me especializar em nutrição esportiva. O conhecimento que adquiri na educação profissional vou usar para criar a marca da minha empresa, para atuar nas redes sociais", finaliza Lara.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS