Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Projeto oferta óculos de grau para estudantes da Rede Municipal de Naviraí e garante acesso à saúde visual


O Projeto de Oftalmologia Social realizado pela prefeitura de Naviraí – através da GEMED – Gerência de Educação e GEMSAU – Gerência Municipal de Saúde e Rotary Club e apoio da senadora Soraya Thronicke.
Roni Silva Por: Soares Filho | 20/06/2023 19:48

Na noite desta segunda-feira (19/06), foram entregues aproximadamente 200 óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Ensino, viabilizados por meio do Projeto de Oftalmologia Social realizado pela prefeitura de Naviraí – através da GEMED – Gerência de Educação e GEMSAU – Gerência Municipal de Saúde e Rotary Club, contando com apoio da senadora Soraya Thronicke e Câmara de Vereadores.

A prefeita Rhaiza Matos ressaltou a importância da atuação conjunta das instituições em prol da população que, neste caso, buscou soluções para garantir acesso à saúde ocular aos alunos da rede municipal. “Muito gratificante constatar a alegria das crianças ao colocarem os óculos e, também dos pais por constatarem que os filhos terão mais facilidade de aprendizado. Essa ação só foi possível graças ao trabalho conjunto da Prefeitura, Rotary Club, senadora Soraya Thronicke, Câmara Municipal e a ONG Renovatio”, pontuou a Chefe do Executivo Municipal.

A iniciativa teve como objetivo garantir o acesso à saúde ocular e a correção de problemas de visão que prejudicam o desempenho escolar e a qualidade de vida dos estudantes. A ação também contribui para a promoção da inclusão social, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de acesso aos serviços de saúde. A solenidade de entrega dos óculos ocorreu nas dependências do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, tendo a presença dos vereadores Rafael Volpato e Antonio Bianchi, representando o Legislativo Municipal.

Os óculos foram entregues gratuitamente aos estudantes que apresentaram problemas de visão durante a triagem realizada nas escolas municipais. Em Naviraí o projeto atendeu 3.500 alunos do 1º ao 5º Ano da Rede Municipal de Ensino, que passaram por triagens em suas respectivas unidades escolares, por meio de exames de acuidade visual. Os que foram identificados com problemas de visão e a necessidade do uso de óculos de grau foram atendidos na Carreta Oftalmológica da ONG Renovatio e nesta segunda-feira receberam.

A ação contou com a participação de oftalmologistas e outros profissionais da saúde, que realizaram os exames e orientaram os estudantes e suas famílias sobre a importância da saúde ocular. A iniciativa demonstra o compromisso da prefeitura e das instituições parceiras com a promoção da saúde e a garantia dos direitos fundamentais da população.

Jr Lopes (Assessoria)



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS