Terca-Feira, 07 de Julho de 2020

Brasil passa a marca de 1 milhão de casos de covid-19


Quase quatro meses depois da primeira infecção confirmada, o país se tornou o segundo mais afetado pela doença em todo o mundo

O Brasil rompeu a barreira de 1 milhão de casos confirmados de covid-19 nesta sexta-feira, 19. O dado é do consórcio de imprensa, que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

O balanço, que teve uma atualização extra às 14 horas, é contabilizado com base nas informações das 27 secretarias de saúde estaduais.

O país tem um total de 1.009.699 infecções e 48.427 mortes causadas pelo coronavírus.

Desde o começo do mês, o país tem uma média de registros de casos diários superior a 25 mil. Tudo indica que neste fim de semana supere outra marca, a dos 50 mil óbitos.

O primeiro caso foi registrado no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, depois que um homem voltou de viagem à Itália, um dos países mais atingidos pela pandemia.

Foram três meses para chegar a 500 mil casos, no dia 31 de maio. Menos de um mês depois, este número dobrou.

Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira, 18, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, disse que o número de casos caminha para uma estabilização.

“Quando a gente olha o número de casos por semana epidemiológica, estamos entrando em um platô, de estabilidade”, afirmou.

 

O estado mais afetado pela pandemia é São Paulo, que tem mais de 211 mil pessoas infectadas. Logo depois vem o Rio de Janeiro e Ceará, com pouco mais de 87 mil casos cada.


Fonte: Exame