Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020

Aeroporto de Dourados recebe licença ambiental para início das obras de ampliação


Foto: Hedio Fazan

Foi liberada a licença ambiental para obras de ampliação do Aeroporto de Dourados Francisco de Matos Pereira. O documento é emitido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e tem validade para quatro anos. 

Mediante a licença, fica liberada as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem para 2.280 x 45 m, construção de taxiways, ampliação da via de acesso da Seção de Combate a Incêndio, estacionamento, e pátio de aeronaves, além de serviços auxiliares de terraplanagem e drenagem pluvial.

Conforme já mostrado pelo Dourados News, a reforma do aeroporto é orçada em R$ 49 mi. O valor abrange nova pista, pátio, terminal, sala de desembarque e embarque, e torre de controle

Os trâmites da reforma do Aeroporto começaram em dezembro de 2012, quando Dourados foi incluída no ‘Programa de Investimentos de Logística: Aeroportos do Governo Federal’, com investimentos federais firmados pela SAC (Secretaria da Aviação Civil).

No entanto, só em 2018 que os projetos e reconhecimentos da área foram realizados, ano que em maio o Exército se posicionou sobre o andamento da obra e apontou que tinham sido adquiridos tratores, adiantada parte de usina de asfalto e concretagem e que outros tramites aconteceriam sendo que o término da obra era previsto para o segundo semestre de 2020. 

Dourados News mostrou que as ações não tiveram constância. Em janeiro deste ano, por exemplo, a estrutura da sala em que passageiros aguardam embarque era precária, com a cobertura do teto quebrada e reclamações de insetos no local, porém, os problemas foram solucionados em seguida.

Já em fevereiro deste ano, nossa equipe de reportagem mostrou que os militares do 9° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro estavam no local iniciando as atividades de terraplanagem do canteiro de obras do espaço onde será construída a ampliação da pista de pouso e decolagem. 

Outra ação ocorreu em março, quando a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) finalizou a pintura da nova sinalização do pátio e parte da pista do Aeroporto. Com isso, a unidade pode operar com um Boeing 737/700.

A direção do Aeroporto informou recentemente que no dia 12 de julho, as atividades do local que estão suspensa desde março por conta da pandemia do coronavírus serão retomadas com observação a medidas de biossegurança. 

 


Fonte: Dourados News