Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020

Covid-19: Saúde ativa mais cinco leitos de UTI no Hospital Municipal


Secretário Geraldo Resende também dará ordem de serviço para a construção de nova cozinha no Hospital Municipal
Secretário de Saúde Geraldo Resende. (Foto Arquivo)

 

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Prefeitura de Naviraí ativam, oficialmente, mais cinco novos leitos de UTI para tratamento de pacientes graves de Covid-19 no Hospital Municipal, totalizando 10 vagas, somando-se às outras cinco ativadas no último dia 27 de julho. Para tanto, o secretário estadual Geraldo Resende estará no município nessa sexta-feira (14.08) às 16h30.

A montagem dos leitos de UTI em Naviraí foi possível a partir de trabalho conjunto do governo do Estado, Prefeitura de Naviraí e iniciativa privada, por meio da empresa JBS. Além de recursos financeiros, as parcerias envolvem doção de equipamentos como ventiladores pulmonares, bombas de infusão, desfibriladores, monitores multiparamétricos e outros.

 “Hoje temos estrutura hospitalar com leitos de UTI em todas as onze microrregiões do Estado. Os 10 leitos de Naviraí proporcionam atendimento aos naviraienses e moradores de cidades vizinhas, evitando a necessidade de deslocamento para outras cidades, como Dourados ou Campo Grande”, explica o secretário Geraldo Resende.

O prefeito Izauri Macedo também destaca a união de esforços com o governo do Estado. “Essa providência é um marco na história da saúde pública de Naviraí. Estamos felizes por esta conquista há muito tempo esperada pela população. Inicialmente, essas unidades darão atendimento preferencial para o tratamento da Covid-19 e, futuramente, será disponibilizada para os atendimentos de urgência e emergência em nosso Hospital Municipal”, salienta.

Ampliação

Em sua passagem por Naviraí, o secretário Geraldo Resende também vai assinar, junto com o prefeito Izauri Macedo, a ordem de serviço para a ampliação do Hospital Municipal com a construção de uma nova cozinha na unidade.

A conquista é resultado do trabalho de Geraldo Resende ainda na condição de deputado federal (cargo que exerceu até dezembro de 2018), fruto de recursos indicados em 2017 por meio de uma emenda de R$ 750 mil. O investimento global, com a contrapartida municipal, será de R$ 750.750,75.

De acordo com a justificativa apresentada no projeto, a medida atende o crescimento da demanda de atendimento oriundas das recentes ampliações efetuadas e outras ampliações projetadas para ambientes clínicos do hospital. A ampliação possibilitará a reconfiguração e melhoria dos ambientes de apoio técnico e logístico daquela unidade hospitalar.

 


Fonte: Ricardo Minella, SES