Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Naviraí fortalece parcerias em prol das comunidades indígenas


Entre as principais pautas discutidas, a habitação emergiu como uma das demandas mais urgentes.
Júnior Lopes/ Assessoria Por: Soares Filho | 25/08/2023 13:28

A Prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, recebeu nesta quinta-feira (24/08), o diretor do Departamento de Mediação de Conflitos Fundiários do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaiang, para abordar assuntos cruciais relacionados às comunidades indígenas estabelecidas no município. Com um clima de diálogo aberto, diversas metas foram traçadas, buscando sempre ampliar a qualidade de vida desses povos tradicionais.

 

Entre as principais pautas discutidas, a habitação emergiu como uma das demandas mais urgentes. Com isso, iniciaram-se as tratativas entre a Prefeitura, representada pelo Núcleo de Habitação Popular, e o Ministério dos Povos Indígenas, através da FUNAI e outros órgãos pertinentes.

A Prefeita de Naviraí ressaltou que o compromisso da Administração Municipal sob sua estão com as comunidades indígenas vai além de palavras. “Estamos empenhados em traduzir nossas ações em benefícios reais, garantindo direitos e fortalecendo nossa parceria histórica com esses povos", disse a Chefe do Executivo Municipal.

Também participaram da reunião o coordenador-geral da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Vinícius de Lara Ribas, a coordenadora da Funai na região, Teodora de Souza Guarani, o representante da Funai de Dourados, Fabio Azevedo, além da Procuradora Geral do Município, Goreth de Aguiar, o gerente de Núcleo de Habitação Popular, Eder Felipe, o gerente Geral Executivo, Simon Rogério e o chefe de Gabinete, Rafael Rosa.

Responsável pela articulação da agenda, o Gerente do Núcleo de Habitação Popular, Eder Felipe,  declarou que a união entre os órgãos envolvidos é fundamental para que as metas traçadas sejam alcançadas. “Reconhecemos a importância das comunidades indígenas para Naviraí e trabalharemos incansavelmente para garantir que seus direitos sejam respeitados e ampliados."

Este encontro demonstra o contínuo compromisso da gestão municipal com as comunidades indígenas, reafirmando o papel cultural e social que desempenham. A reunião é mais uma forma de fortalecer a parceria entre as instituições e promover ações que visem a implementação de políticas públicas que contemplem os povos originários.

Júnior Lopes/ Assessoria



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS