Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020

Queimadas: Em uma semana, fogo devastou 282 mil hectares do Pantanal de MS e MT


Governo liberou R$ 3,8 milhões para combate às queimadas - Mayke Toscano/Secom-MT

Em uma semana, o fogo que devasta a região do Pantanal destruiu cerca de 282 mil hectares do bioma. Até semana passada o fogo teria consumido cerca de 3,1 milhões de hectares, divididos em 1,941 milhões de hectares no Pantanal de Mato Grosso e 1,238 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul.

Informações repassadas pelo analista ambiental Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) são de que até o dia 27 de setembro, o fogo consumiu cerca de 3,461 milhões de hectares, cerca de 282 mil a mais que semana passada.

Ainda de acordo com o analista, a destruição da região de MT, nesta semana, foi de 2,53 milhões de hectares e 1,408 milhões de área consumida na região de MS.

Desde o começo do ano, o fogo já destruiu cerca de 3,4 milhões de hectares nos dois estados que abrigam o bioma do Pantanal.

Também na semana passada, o Governo Federal liberou R$ 3,8 milhões para combate às queimadas no Mato Grosso do Sul. Recurso será utilizado para contratação de 200 horas de voo para o combate às chamas, locação de helicópteros e compra de equipamentos para a extinção do fogo.

Os dados divulgados são provenientes do Laboratório de aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 


Fonte: Correio do Estado