Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020

Cidade chinesa testará nove milhões de pessoas em cinco dias


Moradores em Qingdao, na China, fazem fila para realizar teste do novo coronavírus Foto: STR / AFP

O governo da cidade chinesa de Qingdao anunciou que irá testar toda a sua população de 9,4 milhões de habitantes para a Covid-19 em apenas cinco dias. A decisão foi tomada depois que seis casos do novo coronavírus foram confirmados no domingo.  Milhares de pessoas fizeram fila para se submeter ao teste nesta segunda-feira.

A doença está amplamente controlada na China, onde surgiu pela primeira vez em dezembro do ano passado. Desde meados de agosto o país só havia registrado casos importados.

Segundo a Comissão Municipal de Saúde de Qingdao, todos os casos foram detectados no Hospital Qingdao Chest, que foi colocado em quarentena, com 114.862 pessoas, entre funcionários e pacientes. Prédios que abrigam pessoas infectadas também fora fechados, como parte das medidas da cidade para conter o vírus.

Ao meio-dia desta segunda-feira,  mais de 277 mil pessoas já haviam feito o teste, com nove resultados positivos. A cidade recebeu 4,47 milhões de turistas durante o feriado nacional da “Semana Dourada”, na semana passada.

A campanha de testes em massa de Qingdao não é a primeira da China. Em junho, grandes áreas da capital, Pequim, também foram submetidas a testes massivos depois que a cidade de mais de 20 milhões de pessoas detectou casos ligados à doença em um mercado de alimentos. Em maio, o governo também testou toda a cidade de Wuhan, berço da pandemia e onde residem 11 milhões de pessoas.

A China registrou 85.578 casos confirmados e 4.634 mortes pelo coronavírus, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde do país.

 


Fonte: Globo