Sábado, 05 de Dezembro de 2020

Saúde desenvolve campanha de Prevenção do Câncer Bucal


Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde e da coordenação de Saúde Bucal, vem desenvolvendo durante todo o mês de novembro uma Campanha de Prevenção do Câncer Bucal e, segundo Kátia Salem, que responde pela coordenação local, devido ao momento da pandemia a campanha foi organizado respeitando as orientações recebidas do Governo do Estado.

Essa campanha será realizada durante todo o mês de novembro nas 11 Unidades de Saúde da Família, Unidade Básica Odontológica, Unidade Prisional e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O objetivo é proporcionar condições para que as pessoas façam um diagnóstico precoce do Câncer Bucal, pois quando tratado em sua fase inicial tem cura, além de levar orientações educacionais e preventivas sobre o Câncer de Boca para a população, pois “A Prevenção é sempre o melhor tratamento”.

A gerente do programa saúde bucal explicou que “o câncer de boca é um tumor maligno, que pode acometer os lábios e a boca, atingindo a língua (principalmente as bordas), debaixo da língua, bochecha, céu da boca, gengiva e parte posterior da garganta. O câncer bucal é mais frequente em homens pardos e com idade acima de 40 anos e os fatores de risco que podem levar a pessoa a ter câncer bucal são: o fumo (como, cigarros, charutos, narguilé, o consumo excessivo de bebida alcoólica, a exposição solar com frequência e sem proteção adequada, a má alimentação, pobre em frutas, legumes e verduras; a presença do vírus HPV transmitido por sexo oral, sem uso de preservativo”, explicou ela.

CAMPANHA

Em todas as unidades de saúde serão feitas palestras sobre o Câncer Bucal, orientações sobre como prevenir o Câncer Bucal, orientações sobre a higiene bucal, e também serão realizados os exames clínicos (visual e físico) por cirurgiões-dentistas, procurando identificar algum sinal ou suspeita de indicação de lesão pré ou cancerizável, e, se necessário os pacientes serão encaminhados para o CEO.


Fonte: Jota Oliveira (Naviraí Noticias)