Sábado, 05 de Dezembro de 2020

Ausência de candidato em campanha, mostra disputa rumo a indefinição em Naviraí


Candidato do PSDB caiu quase 5,51% e o adversário do PSD subiu quase 8% nos últimos dias, segundo pesquisa encomendada pelo Jornal Folha de Naviraí.
Gráfico da London Pesquisas aponta o cenário na disputa pela Prefeitura de Naviraí faltando oito dias para as eleições (Foto: Divulgação)

Faltando oito dias para as eleições municipais 2020, um novo levantamento realizado pela London Pesquisas e encomendado pela Folha de Naviraí retrata o cenário atual da disputa pela prefeitura de Naviraí. Nesta pesquisa de opinião pública, realizada entre os dias 03 e 05 de novembro, já não consta o nome de Vinícius da Campanário (MDB) que teve a candidatura cancelada pelo Ministério Público Eleitoral, em razão da renuncia do Vice Claudemir da Marmoart.

A ausência do candidato do PSDB, Onevan de Matos, que estaria fazendo  check-up em São Paulo, há praticamente um mês, sem gravar se quer um vídeo para os eleitores, mostra disputa que, por causa disso, a disputa caminha para indefinição em Naviraí. Apesar da insistência dos eleitores e candidatos adversários, a assessoria do parlamentar não fornece informações mais profundas sobre a saúde do mesmo. A última nota foi emitida em 18 de Outubro e dizia que o Deputado iria realizar exames complementares pós Covid-19 e, em dias estaria de volta. 

Na pesquisa publicada neste sábado foi confirmado o crescimento do candidato do PSD Bruno, que subiu de 20,17% na pesquisa publicada no inicio de Outubro para 27,58% agora. Já Onevan baixou de 42,22% para 36,71%. A disputa entre os dois candidatos caminha para ser acirrada, principalmente porque o Deputado ainda em tratamento de saúde, se tornou uma incognita e os eleitores tem dúvidas se terá, em um curto espaço de tempo nessa semana, condições de aparecer e assegurar que está realmente bem e em condições de assumir o cargo, na hipótese de vencer o pleito. 

Registrada no TSE com o número MS-09205/2020, pesquisa de opinião pública ouviu 504 pessoas. A margem de erro é de 4,35 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

ESTIMULADA

Às 504 pessoas entrevistas foi feita a seguinte pergunta estimulada: Em qual das candidaturas com Prefeito e Vice o(a) Sr(a) votaria nessas eleições em Naviraí?

O resultado obtido foi: 36,71% disserem que votariam em Prefeito Onevan de Matos (PSDB) e Vice Marcio Araguaia (PTB); 27, 58% disseram que votariam em Prefeito Bruno do Hotel 2 Gaúchos (PSD) e Vice Leo Matos (PSB); 14,48% disseram que votariam em Prefeito Dr Izauri (DEM) e Vice Antonini (PP); 8,73% que votariam em Prefeita Telma Minari (PODEMOS) e Vice Professor Márcio; 7,14% indecisos ou não opinaram; 3,77% disseram que votariam em Prefeito Geovani Vila Nova (PSOL) e Vice Julia Rodrigues; 1,59% que votariam branco ou nulo.



ÍNDICE DE REJEIÇÃO

Aos 504 entrevistados neste levantamento foi feita a seguinte pergunta: Em qual das candidaturas com Prefeito e Vice o(a) Sr(a) não votaria de jeito nenhum?

O resultado obtido quanto à rejeição foi: Prefeito Izauri e Vice Antonini 31,15%; Não sabe ou não opinou 16,07%; Prefeito Geovani Vila Nova e Vice Julia Rodrigues 14,09%; Prefeita Telma Minari e Vice Professor Márcio 10,71%; Prefeito Onevan de Matos e Vice Marcio Araguaia 10,12%; Prefeito Bruno do Hotel 2 Gaúchos e Vice Leo Matos 8,73%; Poderia votar em todas as opções 6,35%; Não votaria em nenhuma das opções 2,78%.

 

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DR IZAURI

Aos entrevistados foi feita a seguinte pergunta: De uma maneira geral, como o(a) Sr(a) avalia a administração do atual Prefeito Dr Izauri?

Para 30,56% é ruim; para 29,17% é regular; para 16,86% é boa; para 16,07% é péssima; para 4,56% é ótima; não sabe ou não opinou 2,78%.


Fonte: Redação e Folha de Naviraí