Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Hackers invadem sistema da Cassems e atendimento em hospitais é prejudicado


Ataque cibernético aconteceu durante a madrugada, hospitais estão atendendo em sistema manual e emergencial
Arquivo/Correio do Estado Por: Soares Filho | 13/09/2023 19:59

Durante a madrugada desta quarta-feira (13), o sistema da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) foi alvo de hackers e saiu do ar, o que prejudicou os atendimentos nas unidades hospitalares associadas ao plano de saúde.

O problema foi divulgado por volta das 2 horas da madrugada, em vídeo publicado pelo presidente da Cassems, Ricardo Ayache, em uma rede social.

"Infelizmente nós sofremos um ataque cibernético de grandes proporções no início da madrugada. Estamos com nossas equipes de Tecnologia da Informação (TI) tentando reestabelecer o mais rápido possível o funcionamento de todos os nossos hospitais e de todo o sistema Cassems", afirmou Ayache.

Segundo o presidente da empresa, a Caixa de Assistência dos Servidores utiliza os sistemas mais modernos do mundo, e por isso o ataque foi uma surpresa.

"É algo totalmente inesperado, até agora não sabemos as causas, mas iremos fazer um boletim de ocorrência para pedir às autoridades as investigações necessárias para que a gente identifique as causas e quem fez esse ataque de grandes proporções como nunca antes sofridos", afimrou o presidente da Cassems durante a madrugada.

Apesar das equipes trabalharem durante toda a noite, o problema não foi solucionado antes do início dos atendimentos realizados pela manhã. Em nota, a Cassems informou que iria atender em sistema de contingência, de forma manual e emergencial.

A paralisação do sistema prejudicou os atendimentos em todo o Estado, e causou insatisfação nos pacientes da Cassems. Em resposta a vídeo publicado nas redes sociais, uma das beneficiárias questionou quais medidas serão tomadas pela empresa para minimizar os prejuízos causados aos beneficiários que haviam agendado exames e não puderam realizá-lo.

"Qual é a solução para quem ficou 24 horas em preparo para exame, investiu em medicamentos e alimentação especial, e agora não pode fazer o exame porque a ordem da Cassems é não realizar? Vão ressarcir as despesas?", escreveu uma seguidora.

A Cassems ainda não informou quais medidas serão tomadas para solucionar os problemas apontados pelos pacientes, mas Ricardo Ayache pediu a compreensão de todos os beneficiários e funcionários que estão sendo prejudicados pelo ataque cibernético.

No início da tarde, a Cassems registrou uma notícia crime na delegacia na Delegacia Virtual (Devir), e afirmou que "coloca à disposição das autoridades policiais todo o seu acervo informático para que sejam realizadas investigações".

"Nossas equipes vão trabalhar com a maior agilidade possível para que a normalidade seja reestabelecida em todo o nosso sistema, e nós continuaremos trabalhando em prol da saúde de todos os nossos benficiados. Conto com a compreensão de todos neste momento difícil que estamos vivenciando", concluiu Ayache.

CORREIO DO ESTADO



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS