Domingo, 18 de Abril de 2021

Secretaria confirma nova variante do coronavírus em paciente de Mato Grosso do Sul


Também foi confirmado o primeiro caso da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM – P) no Estado, paciente de 15 anos faleceu em outubro
Foto: Divulgação

Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou infecção pela nova variante da coronavírus em paciente de Mato Grosso do Sul. Se trata da P1 uma variante de atenção (VOC, sigla em inglês para Variant of Concern), que está em circulação comunitária no estado do Amazonas e oeste do estado do Pará.

O homem de 37 anos teve os primeiros sintomas no dia 2 de janeiro e testou positivo para o coronavírus no dia 8 do mesmo mês, pelo teste RT PCR. Ele ficou internado na UTI do hospital Santa Casa de Corumbá, mas já se encontra em recuperação domiciliar. Ele é do grupo de risco, com imunossupressão e obesidade.

O caso, junto a outros três, estava em análise na Fiocruz.

Também foi confirmado pela SES o primeiro caso da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM – P) no Estado. 

O caso é de adolescente de 15 anos, de Campo Grande, que faleceu em outubro de 2020, quando o caso entrou em investigação. A SES informou que inúmeros exames foram realizados ao longo da investigação - conforme protocolos do Ministério da Saúde e por último, após envio de todos os laudos e informações, houve parecer favorável pelo comitê de SIM-P Nacional. 

O óbito foi confirmado para Covid-19 e SIM-P por critério laboratorial.


Fonte: Correio do Estado