Domingo, 18 de Abril de 2021

Cristãos se unem em oração contra a Covid-19


“Clamor Todos por Naviraí” tem unido cristãos em oração em favor de toda a cidade.
Pastores e Lideres clamando de joelhos em frente a Santa Casa de Naviraí FOTO: Cedida

Desde a última segunda-feira, 15 de março, teve início o Clamor “Todos por Naviraí”, com a iniciativa do COPEN- Conselho de Pastores Evangélicos do município, em uma ação Interdenominacional que tem por objetivo; unir cristãos de todo a cidade, evangélicos e católicos, através da oração, a clamar a Deus pela mudança da situação atual em nossa cidade, Estado e Nação, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Convocação para um clamor

Nesta primeira etapa, o Clamor está sendo realizado desde segunda-feira, 15 de março, e foi finalizado neste domingo dia 21, juntamente com propósito de Jejum, aonde todos os que vão participar deste clamor durante a semana, irão se abster por um período de tempo, de uma refeição ou de um alimento especifico.

Segundo o Pastor Fabiano Muniz, Presidente do Copen, cada pessoa poderá participar deste clamor, independente da religião ou da denominação, orando e jejuando em suas casas, trabalhos ou participando também de turnos de oração, que foram organizados ao longo da semana por diversas igrejas. “O nosso desejo é que todos realmente se unam em oração por Naviraí, Mato Grosso do Sul e pelo o Brasil, seja na sua casa, trabalho ou igreja, ou em qualquer outro lugar, desde que respeitando sempre as medidas de biossegurança e o decreto vigente, e sem aglomerações. Entendemos que juntos somos mais fortes e com a graça de Deus vamos vencer essa batalha” frisou o pastor.

Neste clamor, estão sendo apresentadas todos dias através da oração, as famílias de Naviraí, pessoas que estão doentes, internada seja nos leitos ou Uti´s pela cidade e também por todo o País, bem como, todas famílias enlutadas, que perderam um ente querido, pedindo para que Deus os conforte e os fortaleça neste momento tão difícil.

Também, tem sido apresentado durante toda a semana, em oração, todos os funcionários da área de saúde, que tem sido grandes guerreiros a frente desta batalha, como também a vida da Prefeita Rhaiza Matos e sua família e equipe, bem como, a vida dos vereadores, e demais autoridades, para que o Senhor lhes dê muita sabedoria, para que através de suas ações e decisões, as famílias de Naviraí sejam abençoadas nesse momento tão delicado que nos encontramos.

Movimentos de fé pela cidade

Clamores, orações, vigílias e tantos outros movimentos de fé têm ocorrido já há algum tempo, em diversas partes da cidade, sempre respeitando as normas de biossegurança e aos Decretos Municipais e Estadual.

Um desses Movimentos é o “Igreja Sem Paredes”, realizado através do Copen, sob coordenação do Pr. Juliano Vieira da Silva, e que conta com a participação de diversos pastores e líderes de várias denominações da cidade, e que se reúnem sempre as segundas-feiras, em pontos estratégicos do município, como por exemplo, em frente a Santa Casa, aonde estiverem levantando um clamor por todos os enfermos, médicos, enfermeiros, e toda a equipe técnica e administrativa do Hospital.

De joelhos, eles clamaram a Deus pela cura de todos os enfermos acometidos pela Covid-19. Fomos clamar a Deus pela cura de todos que ali estão”, disse uma das participantes do movimento.

“Vemos o quanto esse trabalho realizado todas as semanas tem sido importante, pois os próprios servidores da saúde, tem nos procurado e solicitado esse apoio, realmente a batalha tem sido grande”, relata o Pr. Juliano, membro da diretoria do Copen.

Outro trabalho de extrema importância que tem sido realizado em nossa cidade, é o 24hs de oração, aonde pastores e líderes de diversas denominações, coordenados pela Pra. Rosilene da Silva P. Carvalho, tem se revesado todos os dias, em turnos de oração e intercessão pela cidade, estado e nação.

“Projetos como esses tem sido realizados todos os meses, com a intenção de que através deste relacionamento com Deus, vidas sejam alcançadas, curadas, protegidas e se sintam amadas por Ele, e nisso, vemos o quanto tem sido tão importantes ações como essas para nossa cidade, mesmo que muitos cidadãos não tenham consciência dessas ações, a igreja continua trabalhando e contribuindo diuturnamente para que vidas e famílias sejam transformadas”, mencionou Pr. Fabiano.

As Ações das Igrejas em tempo de pandemia

Durante toda a pandemia, ações importantes de amparo a sociedade, tem sido constantemente realizadas pelas igrejas evangélicas e católicas de nossa cidade, fornecendo assistência espiritual, emocional e social.

“Nunca havíamos visto uma procura tão grande por auxilio, como tem acontecido ao longo da pandemia, temos atendido milhares de pessoas, com depressão, crises de ansiedade, tentativa de suicídio, dependências químicas, entre tantas outras situações tão difíceis. Na área social, a procura tem sido também muito intensa, aonde pessoas estão necessitando constantemente de alimentos, roupas e medicamentos, e este papel que as igrejas cristãs; evangélicas e católicas, tem desempenhando, vem sendo fundamental neste momento tão delicado que a nossa cidade está vivendo” concluiu Pr. Fabiano Muniz.

Funcionamento das Igrejas Evangélicas e Católicas durante o Decreto Estadual

Regulamentada pela a Lei Estadual 5502/2020, de 7 de maio de 2020, de autoria do Deputado Herculano Borges, e pela Lei Municipal 2280/2020, de autoria do vereador Josias de Carvalho, “que reconhecem as atividades religiosas realizadas nos seus respectivos templos, e fora deles como de caráter “essencial”, segundo o Decreto Estadual, estão liberados os cultos e as missas até às 20 hs – horário do início do toque de recolher estabelecido pelo decreto estadual – em todos os dias da semana, desde que observadas todas as normas de biossegurança.

É importante salientar que neste “Clamor Todos por Naviraí, de nenhuma forma será promovida aglomerações e que cada pessoa pode fazer sua oração de forma pessoal no lugar onde estiver, seja em casa ou trabalho, e os que acompanharão seus lideres religiosos, nos turnos de oração, estarão em suas igrejas, até o horário previsto pelo decreto, e seguindo todas as regras de biossegurança, pois o importante nesse momento é estarmos todos no mesmo propósito de oração a Deus, mesmo mantendo distanciamento social e seguindo sempre todas as recomendações.

Sendo assim, você também está sendo convocando para fazer parte deste Clamor, “Todos por Naviraí”, pois como diz o lema deste propósito, Juntos Somos Mais Fortes!

 


Fonte: COPEN