Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

PANTANAL: Bombeiros de MS reforçam equipes de combate a incêndios


Incêndio na região do Nebileque. Foto: Alvaro Rezende Por: Soares Filho | 06/10/2023 22:09

Em alerta devido ao período crítico de ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros reforçou as equipes de monitoramento em quatro municípios que formam o Pantanal.

Os bombeiros, que integram as guarnições preparadas para o atendimento imediato em caso de incêndio, estão nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Miranda e Coxim.

A partir dessas bases, os combatentes podem seguir para qualquer ocorrência para a qual seja solicitado o apoio dos bombeiros no Estado.

“Todo o Mato Grosso do Sul tem condições climáticas e de estiagem que são preocupantes. Porém, o bioma Pantanal requer uma atenção maior. Por isso, nós reforçamos as guarnições em pontos mais críticos”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental), que faz o monitoramento do Estado.

Em quase três meses em alerta – período que teve início no dia 17 de julho –, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou em oito grandes incêndios florestais no Estado, sete deles em diferentes regiões do Pantanal e um em Bonito (no mês passado).

O último grande foco combatido foi na região do Paiaguás onde, por se tratar de uma região de difícil acesso, uma guarnição de bombeiros militares especialistas contou com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas para chegar próximo do incêndio e em apenas três dias controlaram e extinguiram o fogo, utilizando estratégias adequadas para o combate.

Quando não estão em ação combatendo incêndios, as mesmas guarnições trabalham na prevenção e na educação ambiental, ministrando aos trabalhadores rurais cursos de brigada de combate a incêndio florestal, aumentando assim a consciência de proteção ambiental.

O CPA (Centro de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros funciona em Campo Grande e é o responsável por monitorar os focos e direcionar as guarnições para os pontos mais sensíveis em que há necessidade de atuação dos bombeiros. O monitoramento é feito pelo Sistema de Comando do Incidente em Campo Grande, com imagens de satélite que são analisadas 24h por dia. Assim é possível fazer o acompanhamento em caso de aparecimento e evolução dos focos de calor.

“Hoje estamos com duas guarnições atuando no combate a incêndio e monitoramento na região de amortização do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro”, explicou a tenente-coronel Tatiane.

Os bombeiros também monitoram a região do Nabileque – que teve um foco de incêndio ontem, o local já sofreu com o fogo no início de outubro –, e a terra indígena Kadiwéu.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS