Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Naviraí quer garantir leitos de UTI geral para Hospital Municipal


Reivindicação foi apresentada ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende
Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao protocolar recebimento de Oficio pedindo recursos para custeio de leitos de UTI Geral para o Hospital de Naviraí. Foto: Ricardo Minella

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos solicitou, em reunião na última quinta-feira (02-09), a habilitação de 10 leitos de UTI Geral para o Hospital Municipal de Naviraí. A reivindicação foi apresentada oficialmente ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, com a entrega do Ofício nº  26/2021/GAB.

Durante a audiência na Secretaria Estadual de Saúde reforçou o pedido que já havia sido verbalmente, apontando que a unidade hospitalar de Naviraí já atende em média complexidade, realiza cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, ginecologia dentre outras especialidades em ambulatório.

“Considerando a microrregião de Naviraí, convergem para o Hospital de Naviraí pacientes dos municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Esses seis municípios do Cone Sul possuem uma população de aproximadamente 150 mil pessoas que contam com o bom funcionamento deste Hospital Municipal e, sobretudo, com leitos de UTI”, justificou a prefeita Rhaiza.

O levantamento feito pelo Governo de Naviraí para o financiamento tripartite que garanta a habilitação dos 10 novos leitos de UTI Geral, aponta o custo de R$ 750.000,00 mensais, com R$ 240.000,00 de custeio federal. “Nossa proposta é que o restante dos valores não custeados sejam rateados em 50% de verba do Governo do Estado e, os outros 50%, proporcionalmente pelos demais municípios da microrregião de Naviraí”, sugeriu Rhaiza Matos.

“É um compromisso nosso e do Governo do Estado para o pós-pandemia, garantir a implantação destes 10 leitos de UTI Geral para Naviraí. Vamos encaminhar esta reivindicação oficial que, na verdade reforça o interesse do Município em proporcionar mais Saúde para a população de Naviraí e região. Este pedido vem ao encontro da proposta que temos como parte do processo de regionalização da saúde em Naviraí. O custeio pode ser pactuado com os municípios que integram a microrregião”, respondeu Geraldo Resende sinalizando positivamente à reivindicação da prefeita de Naviraí.   

 


Fonte: Assessoria