Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

NAVIRAÍ: Programa de controle ao tabagismo atendeu 130 em 2023 no ano


O Programa de Controle de Tabagismo realizado pela Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí em parceria com a Secretária de Saúde do Estado.
Foto: Divulgação Por: Soares Filho | 19/12/2023 20:34

O Programa de Controle de Tabagismo realizado pela Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí em parceria com a Secretária de Saúde do Estado, Coordenação Estadual de controle do Tabagismo por meio do Inca/Ministério da Saúde que enviam o tratamento medicamentoso, encerrou o ano de 2023 com um total de 138 pessoas atendidas. Dentre essas, 120 aderiram ao tratamento, enquanto 47 conseguiram parar de fumar.

É importante ressaltar que, mesmo aqueles que não conseguiram abandonar o hábito de fumar, podem retornar ao programa através da adesão para próximos grupos na Unidade de Saúde do seu Bairro. Neste sentido, um total de 47 pessoas permanecem no programa e estão em tratamento sendo acompanhados pelas suas unidades de Saúde (ESFs) e seus Agentes Comunitários de Saúde para que não haja recaída.

Das 120 que aderiram ao tratamento, 23 indivíduos desistiram ao longo do ano. É um desafio comum para os programas de controle de tabagismo lidar com as dificuldades enfrentadas por alguns participantes em abandonar o vício.

A coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí destaca o sucesso daqueles que conseguiram parar de fumar. Em reconhecimento a essa conquista, neste mês de dezembro os pacientes atendidos pelo programa nas unidades de saúde ESF Paraíso II, ESF Boa Vista, ESF São Pedro e ESF Padre Koreman, e ESF Vila Nova e Presídio de Segurança Máxima que cessaram o tabagismo, receberam o Certificado "Parei de Fumar".

Esse resultado positivo é fruto do trabalho de uma equipe multiprofissional de cada Equipe da Saúde da Família dedicada, que desenvolveu atividades ao longo do ano. O objetivo principal do programa é proporcionar apoio, terapia e recursos necessários para ajudar as pessoas a pararem de fumar e melhorarem sua saúde. A equipe continuará empenhada em oferecer suporte e tratamento aos participantes em 2024, visando uma melhoria na qualidade de vida e a redução dos danos causados pelo tabagismo.

Jr Lopes (Assessoria)



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS