Sábado, 20 de Abril de 2024   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Calor acima da média deve permanecer até o fim da semana em MS


As altas temperaturas mostram-se gradativas e aumentam mais a cada dia
Foto: Arquivo Portal do MS Por: Soares Filho | 08/01/2024 15:24

Há pelo menos uma semana, cidades de Mato Grosso do Sul configuram os locais mais quentes do País. Neste domingo (7), Porto Murtinho foi a cidade mais quente do Brasil, com 40,1ºC. 

O meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), Vinícius Sperling, alerta para calorão e cuidados que devem ser tomados para a saúde. 

“Não sei se ainda podemos falar em onda de calor, mas com certeza em calorão, que tem fortes impactos na vida da população”, explicou. 

O calorão do domingo também afetou outras cidades do Estado que estiveram entre as mais quentes: Água Clara (39,4ºC); Três Lagoas (38,2º); Miranda (38,1ºC); Jardim (38ºC); Ivinhema (37,8ºC); Amambai e Coxim (37,6ºC); Aquidauana e Juti (37,5ºC). 

As altas temperaturas mostram-se gradativas e aumentam mais a cada dia em MS. No sábado (6), Porto Murtinho já configurava como a cidade mais quente do País, com 39,7ºC. 

Segundo o Meteorologista Vinícius, a ausência de chuvas nesses dias afeta na elevação das temperaturas. Sobretudo, as casas vão acumulando mais calor quando não há uma trégua, piorando a sensação térmica. 

Os dados de precisão mostram que a partir de quinta-feira (11) há maior possibilidade de pancadas de chuvas e queda das temperaturas. 

Até lá, a probabilidade indica que os primeiros dias dessa semana serão muito quentes.

Diante disso, a orientação é de cuidado, hidratação e uso de proteção solar ao se expor ao sol e, se possível, até mesmo evitar, principalmente nos horários mais quentes do dia. 

Ausência de chuvas

Na última semana, as pancadas de chuvas foram isoladas no Estado, algo bem característico do clima de verão. 

Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de chuvas e tempestades para quase todo o País, com exceção de Mato Grosso do Sul. Indicativos que reforçam as informações do Cemtec. 

Soares Filho (Redação)



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS