Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, deflagrou a "Operação Fake Fire" para investigar a disseminação de fake news durante as eleições de 2024. A operação, iniciada nesta quarta-feira (02/10), cumpriu mandados de busca em residências relacionadas ao responsável pela página “Nova Fogo”, que teria disseminado desinformação para prejudicar a lisura do pleito eleitoral.
Durante as buscas, realizadas em dois locais de Nova Andradina, foram apreendidos R$ 5.409,00, um celular e dispositivos de armazenamento. Além disso, o responsável pela página, conhecido como "Pagodinho", foi alvo de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, restrições de movimentação e a proibição de divulgar qualquer informação relacionada à campanha eleitoral.
A Justiça Eleitoral alertou que o descumprimento dessas medidas pode resultar em prisão preventiva. A operação é conduzida pelo Promotor Eleitoral da 5ª Zona de Nova Andradina e pelo GAECO, reforçando o combate à desinformação no processo eleitoral.
Capital News