s carnes bovina, suína, de frango e peixes são os alimentos mais apreendidos durante as fiscalizações em açougues e supermercados de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). As infrações mais comuns incluem o armazenamento irregular das carnes e a ausência de boas práticas sanitárias nos locais de venda, como na área de exposição e nos próprios freezers.
De janeiro a setembro deste ano, o Procon-MS intensificou a fiscalização em açougues e supermercados, com 126 operações realizadas. Destas, 98 ocorreram em Campo Grande e 28 em cidades do interior, como Corumbá, Naviraí, Maracaju e Ponta Porã.
O Procon-MS alerta que as proteínas animais são os principais itens descartados devido à má conservação e à falta de boas práticas sanitárias. Um exemplo dessa falta de boas práticas é a desorganização e a falta de limpeza nos ambientes de manipulação de carnes, que podem apresentar a presença de insetos e o armazenamento conjunto de carnes destinadas ao descarte e à venda.
O órgão também destaca que, em muitos estabelecimentos, as carnes foram encontradas sem o registro da Vigilância Sanitária ou do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), documentos essenciais para garantir a segurança dos produtos. Em outros casos, os itens estavam armazenados sem informações, como a data de abertura da embalagem, o que dificulta o controle de validade.
CAMPO GRANDE NEWS