Eldorado, Naviraí, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Sonora, Tacuru, Chapadão do Sul e Santa Rita do Pardo foram as cidades contempladas com os veículos, que serão usados para o transporte dos moradores e das equipes de assistência social.
As vans são recursos de emendas individuais dos dois parlamentares redigidas no ano passado e liberadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ao todo, o investimento é de R$ 2,6 milhões.
Seguindo a mesma linha, o senador Nelsinho Trad (PSD) completa que não faltam reivindicações da assistência social para trabalhar. “A assistência social é uma demanda que nunca é demais para atender, então a gente procurou usar as nossas emendas para isso”, diz,
Todos os prefeitos das cidades contempladas participaram da entrega realizada na Capital. O de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, pontua que a van deve facilitar o trabalho individualizado e in loco prestado pela assistência social.
Outro benefício citado por ele é no transporte de moradores que participam de atividades sociais, principalmente daqueles que precisam de acessibilidade.“Elas vão poder socializar, participar muito mais da vida da comunidade. É extraordinário o bem que isso vai fazer”, frisa.
Coordenador geral de gestão de transferência voluntária do Ministério de Desenvolvimento Social, Pablo Wanzeller Pinheiro, lembra que a população em situação de vulnerabilidade social será a mais beneficiada pelo transporte que vai auxiliar no deslocamento, reduzindo a distância entre as zonas rurais e urbanas.
“Hoje a gente tem os nossos Cras, Creas, unidades de acolhimento e o Centro Público de Convivência, que passarão também a ser atendidos com essas vans. Elas serão para a população, o usuário, o sistema de implementação social e para o deslocamento das equipes”, completa.
Soares Filho (Redação)