Quase 15 dias após o início do verão, Mato Grosso do Sul tem cinco municípios entre aquelas com menor umidade registrada nesta segunda-feira (6), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na listagem disponibilizada no portal do órgão, Amambaí foi a menor umidade do país ontem, com 13%, seguida por Ponta Porã (15%), Porto Murtinho (16%) e Itaquiraí (18%), que fecham o ‘Top 10’ nacional. Ademais, Ivinhema, Jardim, Sete Quedas e Bataguassu aparecem entre 11º e 20º.
Ainda de acordo com o Inmet, há o alerta de "perigo potencial" para baixa umidade para algumas regiões do país, variando entre 30 e 20%. 55 municípios sul-mato-grossenses estão presentes no aviso do órgão, incluindo cidades como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
E para piorar a situação, algumas cidades de MS também estão entre as 10 com maior temperatura registrada ontem, como Porto Murtinho (38,6ºC) e Água Clara (38,5°C). Três Lagoas, Miranda, Amambaí, Aquidauana, Bataguassu e Corumbá também “dão as caras”, todas com temperaturas acima dos 35ºC.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), existem três níveis críticos na baixa umidade do ar e cada um deles apresenta cuidados específicos a serem tomados. São eles:
Estado de Atenção (21 a 30%):
Estado de Alerta (12 a 20%)