Domingo, 23 de Marco de 2025   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Com atuação em diversas frentes, concessionária reforça eficiência da rede elétrica em Naviraí


Energisa realizou mutirão com manutenções preventivas, troca de equipamentos e podas de árvores para aprimorar a distribuição de energia na cidade
Serviços para a comunidade e ações contra furto de energia também fazem parte do cronograma Por: Soares Filho | 13/03/2025 09:26

Na última semana, equipes da Energisa Mato Grosso do Sul realizaram melhorias na rede elétrica em Naviraí. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa teve como objetivo aperfeiçoar o fornecimento de energia no município.

De acordo com Weverton Couto Oliveira, gerente de?Departamento de Construção e?Manutenção?da Energisa MS, a empresa tem como compromisso em seu plano anual de manutenção, realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais.

“Essas ações são parte do cronograma de manutenções previsto para o município de Naviraí e região”, enfatiza o gerente. As melhorias incluíram inspeções em cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas corretivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.

“Nosso papel como distribuidora de energia é garantir a desobstrução do circuito, removendo aqueles galhos que estão próximos aos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos podem ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Weverton.

Linha Viva usada em alguns serviços

Com o investimento em equipamentos de alta tecnologia, e na capacitação de nossos profissionais, boa parte desses serviços tem sido feito com a rede ligada, ou seja, por meio dos trabalhos em regime de “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante a realização das manutenções.

 

Ações

Além das manutenções, podas de árvores, substituição de transformadores e equipamentos, inspeção de redes com equipamento de termovisão e uso de drones, há também ações que refletem diretamente na preservação do meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Por meio da Unidade Móvel Educacional, a população tem acesso a palestras, ao cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, à troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por lâmpadas LED e a sorteio de geladeiras e ventiladores de maior eficiência energética à base de troca (para clientes cadastrados como baixa renda). A Unidade estará na cidade nos dias 26 e 27 de março.

Combate ao furto de energia

Dentro do cronograma do mutirão, técnicos da Energisa realizam inspeção de medidores para o combate ao furto de energia; sendo que algumas ações são realizadas com o apoio da Polícia Civil. Em 2024, a empresa identificou 11.888 irregularidades desse tipo de prática ilegal, o equivalente a 29,528 GWh de energia, suficiente para abastecer aproximadamente 12 mil residências em um ano. Os furtos e fraudes de energia, além de crime, colocam em risco todos à sua volta, podendo provocar acidentes fatais; impacto na qualidade do fornecimento de energia elétrica e prejuízos aos demais clientes e para os cofres públicos.

Serviço:

Os consumidores podem entrar em contato com a concessionária pelos canais oficiais de atendimento:

 

site:?energisa.com.br

whatsApp Gisa: (67) 99980-0698

aplicativo Energisa On

call center: 0800 722 7272

Assessoria



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS