O produtor rural naviraiense Massuo Sacuno foi um dos homenageados com a Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”, durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em Campo Grande. A honraria, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara, reconhece a contribuição de Sacuno e de outras lideranças para o fortalecimento da cultura nipo-brasileira no Estado.
A cerimônia celebrou os 117 anos da imigração japonesa no Brasil e os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. A sessão foi proposta pelo deputado Roberto Hashioka e contou com a presença das deputadas Lia Nogueira e Gleice Jane, dos deputados Junior Mochi e Renato Câmara, além de autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil e de associações culturais japonesas.
Falando em nome dos homenageados, Glaucio Hashimoto, presidente da Associação Campo Grandense de Beisebol, destacou a importância da data e agradeceu o reconhecimento à história de trabalho, sacrifício e respeito que marca a trajetória da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul.
A noite contou ainda com apresentações dos grupos Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que trouxeram a força da cultura japonesa por meio dos tambores e da tradicional dança eisa.
A Comenda “Terra do Sol Nascente” foi instituída pela Resolução 06/2023, e a solenidade integra as comemorações do Dia Estadual da Comunidade Japonesa, celebrado em 18 de junho — data que marca a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908.