Terca-Feira, 21 de Outubro de 2025   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Aneel alerta para risco de instabilidade elétrica em Mato Grosso do Sul


Torres de transmissão de energia elétrica Por: Soares Filho | 17/10/2025 13:20

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, voltou a emitir um alerta nesta quinta-feira (16) sobre o risco de instabilidade no sistema elétrico, que também pode atingir Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o aumento no uso da energia solar tem provocado sobrecarga nas hidrelétricas no fim do dia, um fenômeno chamado de “rampa de carga”.

De acordo com Feitosa, a rampa — diferença entre geração e consumo — deve subir 33% até 2028, passando de 40 para 53 gigawatts (GW). “É nesse momento, entre o final da tarde e o início da noite, que o sistema fica mais vulnerável. Se houver qualquer falha, o risco de apagão é real”, afirmou o diretor.

O aumento da geração solar durante o dia reduz a demanda nas usinas, mas a pressão volta ao entardecer, quando o consumo cresce e a energia solar diminui. “Se a usina não estiver pronta para atender a demanda rapidamente, o sistema entra em colapso. É como um chuveiro a gás: não aquece na hora que você liga”, exemplificou.

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior crescimento na instalação de painéis solares residenciais e comerciais, o que contribui para o desafio. O avanço da geração distribuída, apesar de positivo, dificulta o controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por equilibrar a oferta e o consumo em tempo real.

Feitosa reforçou que é preciso investir em planejamento e novas tecnologias para evitar falhas. “O sistema brasileiro é interligado, então um problema em um estado pode afetar todo o país. O momento exige atenção e ação imediata”, concluiu.

Capital News



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS