Terca-Feira, 18 de Maio de 2021

Safra de soja rende 13,3 milhões de toneladas em MS e bate recordes de produtividade


Números da colheita representam aumento de 17,8% em relação ao plantio anterior
Ponta Porã é o município que mais aumentou a área cultivada com soja - Alvaro Rezende / Correio do Estado

Tecnologias, bons preços e clima favorável levaram Mato Grosso do Sul a registrar uma super safra de soja no ciclo 2020-2021. Foram colhidas 13,305 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 17,8% em relação ao plantio anterior.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) em transmissão ao vivo pelo Facebook comandada por Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e pelo presidente da Aprosoja, André Dobashi.

“Esses números se devem a todo esse movimento do crescimento da soja em Mato Grosso do Sul, que entrou em novas áreas. Essa incorporação se fez através de tecnologias elevadas que mudaram o agronegócio nos últimos seis anos. Já tivemos duas boas safras, com boas perspectivas. Isso tem permitido um crescimento substancial”, disse Verruck.

Vários municípios deixaram a monocultura e entraram para a lista dos produtores da oleaginosa, enquanto outros, como Campo Grande aumentaram expressivamente as suas áreas de cultivo.

Ponta Porã é o município que mais aumentou a área cultivada com soja, com 15 mil novos hectares destinados à cultura, seguido com Nova Andradina com 12 mil hectares.

A região norte do Estado teve média de 70 sacas por hectare, enquanto que o centro fechou em 60 sacas por hectare e a região sul com 62 sacas por hectare. Isso fez com que a média ponderada de produção crescesse no Estado.

“A nossa área estava estimada em mais de 3,6 milhões de hectares, mas com a auditoria, foi reduzida para 3,5 milhões de hectares. Mesmo com essa redução, dada a produtividade média maior, conseguimos recorde de produção que vai colocar Mato Grosso do Sul em uma situação de destaque”, disse Dobashi.


Fonte: Correio do Estado