Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021

O que esperar da pandemia nos próximos meses?


Imagem ilustrativa

No começo de abril, o Brasil batia recordes consecutivos de mortes pela Covid-19. Chegou a registrar 4.190 no dia último dia 8. No entanto, os números da pandemia, lentamente, apresentam uma progressiva melhora. 

Na quarta-feira (28), foram contabilizadas 3.019 mortes e, nesse momento, apenas o Acre apresenta uma tendência de aumento de óbitos, sendo que a taxa média em outros 14 estados é de queda. Mesmo assim, não há motivos para comemoração. Considerando a média móvel dos últimos sete dias, o Brasil deve superar nesta quinta-feira a barreira de 400 mil vítimas da pandemia.

Além disso, esses números positivos, infelizmente, não significam que a curva de novos casos e mortes esteja caindo de forma definitiva. Também não revelam que a campanha de vacinação já afeta o quadro geral de infecções em todo o país. No Ao Ponto desta quinta-feira, o epidemiologista Wanderson de Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, descreve as projeções de mortes e de contágios para os próximos 90 dias; explica quando e de que forma a vacinação começará a impactar o conjunto da sociedade; e dá sua opinião sobre a reabertura de escolas no atual estágio da pandemia.

 


Fonte: Globo