Sábado, 24 de Julho de 2021

Semana começa com frio e geada no município e região


Frio marca o período no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e até áreas do Norte registram queda nas temperaturas mínimas.
Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentam condições para formação de geada. Foto: Pixabay

A temperatura voltou a diminuir na região, devido aos ventos de sul trazidos pela massa de ar polar. Geadas pontuais ocorreram no extremo sul de Mato Grosso do Sul, nas áreas próximas ao Paraná e a São Paulo.

O tempo se mantém firme, mas com friagem. A mínima em Naviraí na madrugada desta segunda-feira foi de 2ºC com sensação térmica de -1ºC. A máxima ao longo do dia não passará dos 16ºC.

A manhã de hoje amanheceu com branco nas pastagens com ocorrência de geada em Naviraí e cidades do Conesul.

Já a terça-feira promete continuar com sol e poucas nuvens a tarde. Miníma de 6ºC. Aviso de onda de frio emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange todas as regiões sul-mato-grossenses e indica que as temperaturas estarão cerca de 5ºC abaixo da média até a manhã de quarta-feira (21). 

A coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, explica que as temperaturas estarão mais baixas nesta segunda-feira (19) e terça (20), principalmente nas regiões sudoeste, central, leste e sul da região pantaneira. 

“Nestes dias as mínimas podem chegar entre 4°C e 5°C na região sudoeste, 7°C e 10°C no sul da região pantanais, 6°C e 8°C na região leste, e na capital 6°C e 4°C. Além disso, há probabilidade para ocorrer geada nestas regiões”, detalha a doutora em meteorologia. 

De acordo com o Cemtec, a partir de quarta-feira (21) as temperaturas entram em gradativa elevação e os níveis de umidade relativa do ar ficam bastante baixos especialmente nas regiões norte, leste e norte da região pantaneira. 

Com a elevação das temperaturas e pouca nebulosidade, os níveis de umidade relativa do ar podem ficar entre 10% e 30%, e as recomendações incluem tomar bastante água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. 

 


Fonte: Redação