Terca-Feira, 21 de Setembro de 2021

Tentativas de fraudes crescem entre brasileiros e Centro-oeste registra 176 mil quase golpes


De acordo com a Serasa Experian, as ações contra pessoas de até 25 anos lideram os números crescentes, e a estimativa é de uma ação fraudulenta a cada oito segundos em todas as faixas etária
Ainda, segundo a estimativa, bancos e cartões lideram os golpes com 1,2 milhão de tentativas - (Foto: Agência Brasil)

 

As fraudes contra brasileiros aumentaram 15,6% entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2021. É o que aponta o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. De acordo com a entidade, as ações contra pessoas de até 25 anos lideram os números crescentes, e a estimativa é de uma ação fraudulenta a cada oito segundos em todas as faixas etárias.

A entidade informa que os golpes são impulsionados pela aceleração da digitalização por conta da pandemia da Covid-19. “Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços on-line, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso, a importância de ter plataformas robustas que identifiquem essas tentativas e impeçam a ação dos fraudadores”, disse o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis.

Ainda, segundo a estimativa, bancos e cartões lideram os golpes com 1,2 milhão de tentativas, enquanto as financeiras possuem 205 mil, com variação acumulada de 59,2% e -40,7%. O setor que teve maior crescimento no comparativo entre semestres foi o varejo, com alta de 89,5% e 167 mil. Por outro lado, telefonia  e serviços apresentaram queda, com respectivamente -49% e -19,5%, registrando 79 mil e 258 mil tentativas.

Entre as principais tentativas de fraude verificadas pela Serasa Experian utilizando documentos falsos ou roubados, deixando o prejuízo para a vítima, estão a compra de celulares, emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos no varejo, abertura de conta em banco, compra de automóveis e abertura de empresas.

De acordo com o Indicador, o Centro-Oeste obteve cerca de 176 mil tentativas de golpes e fraudes no último ano. No quesito nacional, Sudeste teve pouco mais de 1 milhão de tentativas, seguido pelo Nordeste (347 mil), Sudeste (300 mil) e Norte (120 mil).

Evite golpes - Os especialistas em fraude da Serasa Experian recomendam que os consumidores fiquem atentos e evitem ter seus dados pessoais expostos. Além disso, devem fazer transações digitais apenas com empresas de confiança e não clicar em links desconhecidos.


Fonte: A Crítica MS