Terca-Feira, 19 de Outubro de 2021

Região Conesul tem segunda de tempo abafado e sem previsão de chuvas


O início das chuvas mais ou menos regulares vai se estabilizando depois da primeira quinzena de outubro.
Foto: Ilustrativa

O município de Naviraí ainda terá uma segunda-feira (20) de muito calor e sol forte, principalmente na primeira parte do dia. A mínima segundo o instituto Clima Tempo será de 28ºC e máxima 39ºC. A partir de amanhã as temperaturas ficarão mais amenas, porém não tem previsão de chuva.

A estação das flores começa na próxima quarta-feira (22). Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A primavera tem como principais características a volta das chuvas e o calor que aumenta gradativamente, preparando a natureza para a próxima fase, que começa no dia 21 de dezembro, o verão.

Mas a primavera de 2021 pode ter algumas mudanças de padrão. O trimestre de setembro a novembro será caracterizado pela escassez de chuva e temperaturas acima da média para o período.

Conforme a Administração Americana de Oceanografia e Meteorologia, de sigla inglesa NOAA, afirma que um novo La Niña está prestes a começar no Oceano Pacífico Equatorial. 

Este fenômeno altera as temperaturas médias do Oceano Pacífico, aumentando a probabilidade de estiagem ao longo da estação. Os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) consideram que o evento La Niña ocorra em meados de outubro e seja de fraca intensidade. 

Conforme prognóstico climático assinado pelo meteorologista Nathálio Abrahão, as chuvas devem ficar na média ou abaixo da média climatológica para o trimestre. A tendência é que as chuvas sejam irregulares e com baixos acumulados, principalmente no começo da estação até meados do mês de outubro. O início das chuvas mais ou menos regulares vai se estabilizando depois da primeira quinzena de outubro.

“As oscilações na atividade do evento de La Niña no momento em condições de Neutralidade devem elevar mais uma vez, as médias das temperaturas máximas nas regiões Norte, Oeste, Leste e Central. Campo Grande, Corumbá, Água Clara, Três Lagoas e Sonora podem ter extremos máximos em Outubro e Novembro e podem apresentar novamente alerta de estiagens”. 

Ainda conforme o prognóstico, na primavera de 2021 as temperaturas vão aumentar em frequência e também a intensidade, especialmente nas regiões nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste. 

As máximas devem ultrapassar os 39°C principalmente nas regiões Leste e Oeste, podendo apresentar máximas acima de 41°C graus diversas vezes. Máximas acima dos 41°C também são estimadas para a parte Norte, onde a média histórica é de 37°C. 


Fonte: Soares Filho - Redação