Terca-Feira, 19 de Outubro de 2021

Área queimada do Pantanal em 2021 ultrapassa 1 milhão de hectares


Dos focos de calor registrados, 52% ocorreram no mês de setembro
Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) informou que a atual área queimada no Pantanal é de 1.313.825 hectares, sendo 965.150 h no Mato Grosso do Sul e 345.850 h no Mato Grosso.  

A atualização foi realizada pelo analista ambiental do Ibama Mato Grosso do Sul, Alexandre Pereira, que informou que dos focos de calor registrados no Estado em 2021, 52% ocorreram no mês de setembro.

"Com relação aos registros de foco de calor, cabe salientar que dos focos de calor monitorados no ano de 2021, 52% foram registrados somente no mês de setembro", informou.

O especialista ainda informou que uma aeronave foi encaminhada ao Pantanal e esta atuando na região sul da Serra do Amolar próximo à fazenda Santa Tereza.

"Lá os brigadistas, realizam combates aos incêndios com lançamento de água do avião e se deslocam com ajuda do helicóptero".

Agentes estão atuando também ao sul da Serra do Amolar, próximo à região do Jatubazibazinho. Um novo foco surgiu de ontem (27) pra hoje (28) ao leste da zona urbana de Corumbá e Ladário. 

Com o vento soprando forte, muita fumaça e fuligem tem sido levada para às duas cidades. A qualidade do ar, conforme o Climatempo, está insalubre, principalmente pela presença de partículas inferiores a 2,5 microns e partículas inferiores a 10 microns. Essas partículas são originadas da combustão de madeira e outros objetos. 

Cerca de 630 pessoas foram enviadas ao Pantanal para combater os incêndios florestais. A operação Hefesto teve início em junho. Além disso, foram enviadas mais duas aeronaves, totalizando oito até o momento. 


Fonte: Correio do Estado