Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

72% dos municípios de MS não registram mortes por Covid-19 em outubro


Foram 57 cidades de Mato Grosso do Sul sem notificação de mortes no último mês.
Divulgação

Em outubro deste ano, 72% das cidades de Mato Grosso do Sul não registraram mortes com Covid-19. O levantamento do g1 foi feito com base nos dados da secretaria estadual de Saúde (SES), que apontam uma diminuição vertiginosa nos óbitos pelo vírus no estado.

Em comparação ao mês de setembro, o número de cidades sem óbitos por Covid cresceu em 18%. O mês de outubro fechou com 57 municípios sem registro de mortes pela doença, contra 48 em setembro.

Grande parte dos números relacionados à Covid está em declínio. Em setembro, Mato Grosso do Sul acumulou 155 mortes, já em outubro foram 48, uma queda de 69% comparando um mês com o outro.

Quando se é olhado para os dados de infecção, a queda também é constatada. Em setembro, 4.336 casos de Covid foram confirmados em Mato Grosso do Sul, em outubro, 3.546 notificações, uma diminuição de 18%.

Vacinação impede mortes

 

Os dados do "Vacinômetro", plataforma do governo estadual, nesta quinta-feira (4), apontam que 1.827.553 pessoas estão totalmente imunizadas, seja com a dose única ou com as duas doses, o que representa 65.05% da população.

Os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid e estão parcialmente imunizados são 1.956.755.

Para os especialistas o motivo para redução dos casos e mortes por quatro meses consecutivos é o aumento da vacinação na população, que imunizada reduz os casos graves e mortes, além de diminuir também a transmissão do vírus. O resultado reflete na queda da ocupação de leitos e número de internados.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reconhece o cenário positivo, mas adverte para a necessidade de ter precauções em relação à doença. "Estamos caminhando para um cenário diferente, mas precisamos ter precaução. A todo momento assistimos o recrudescimento em vários países da Europa”.


Fonte: G1MS