Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

Terceira dose em MS: é possível escolher fabricante na vacina reforço?


Em Mato Grosso do Sul, mais de 345 mil pessoas já receberam a terceira dose da vacina
Ilustração

Com mais de 345 mil pessoas vacinadas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, o Governo do Estado e as secretarias municipais seguem ampliando o público para receber a dose reforço. Após completar o ciclo vacinal com a 1ª e 2ª dose, algumas pessoas estão com dúvida se poderão escolher qual vacina tomar na 3ª dose. O Jornal Midiamax foi em busca dessa resposta. 

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), isso não é possível.  O morador deverá tomar a dose que estiver disponível. Porém, a definição é para quem tomou a vacina da mesma fabricante na primeira e segunda dose, deverá tomar a terceira dose de uma marca diferente. 

Em Mato Grosso do Sul, a Pfizer tem sido destinada como preferência para a terceira dose, tanto para quem tomou AstraZeneca ou CoronaVac, realizando assim, a intercambialidade da vacina. A orientação é do Ministério da Saúde, porém a AstraZeneca também tem sido usada da terceira dose. 

Atualmente, na Capital, as pessoas com 25 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 24 de julho, já podem receber a terceira dose da vacina. Em Campo Grande já foram aplicadas mais de 136 mil doses de vacina para a dose 3.


Fonte: Correio do Estado