Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Eleições 2022: confira o calendário eleitoral para candidatos, partidos e eleitores


Janela partidária será aberta em março, prazo para transferir título termina em maio; 1º e 2º turnos serão em outubro
Foto: Ilustrativa

Além dos candidatos e partidos políticos, o calendário eleitoral de 2022 também será útil a toda a população. Estamos em um ano de eleições gerais, em que serão escolhidos presidente da República, governadores dos Estados, deputados federais e estaduais, e também a renovação de um terço do Senado Federal.  

Os eventos também terão influência direta em toda a sociedade no dia das eleições, em 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno), e nas outras datas, no cotidiano de vários outros setores da sociedade, sobretudo no mercado financeiro e nas cidades, e em estados em que seus mandatários precisarão renunciar a seus cargos.  

Alguns prazos já estão valendo desde o início do mês de janeiro, como, por exemplo, a obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais.

Também estão incluídos no prazo que começou no início de janeiro a limitação das despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além da proibição da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios a cidadãs e cidadãos por parte da Administração Pública. 

O calendário explica a pressa do governo federal, por exemplo, em aprovar o programa Auxílio Brasil ainda em 2021. Além de colocá-lo no orçamento deste ano, a legislação eleitoral não permitiria, de forma alguma, que ele fosse criado neste ano.  


Fonte: Correio do Estado