Entre idas e vindas ao Ministério da Saúde, o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) conseguiu viabilizar 25 novas ambulâncias do SAMU (Serviço Móvel de Urgência) para Mato Grosso do Sul, e Naviraí está entre os 11 municípios contemplados.
Conforme informações do Ministério da Saúde, cada unidade representou um investimento de R$ 289 mil. A nova e moderna ambulância deve substituir parte da frota antiga que ainda está em funcionamento e, também, veículos que estão encostados nos pátios sem mais condições de manutenção e uso.
“Conseguimos no período do recesso parlamentar a confirmação de que Mato Grosso do Sul receberá novas viaturas do SAMU, totalmente equipadas para atender emergências num tempo de resposta menor possível. É mais um benefício que conseguimos para a nossa gente em Brasília, e que vai fortalecer a saúde dos municípios”, destacou Geraldo Resende.
Desde 2014 a frota não era renovada no Brasil, o que significa que, no governo passado, nenhum veículo foi entregue. Este ano, em todo o país, o Governo Federal deve comprar 1.528 ambulâncias, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde (PAC Saúde), o que deverá impactar diretamente na qualidade do atendimento.
Aqui no Estado, este trabalho vem sendo acompanhado de perto pelo Deputado Geraldo que já entregou 01 ambulância em Ponta Porã e 01 em Dourados. Agora, outras 04 unidades deverão ser encaminhadas para melhorar o atendimento aos douradenses, sendo 02 da Renovação do SAMU para a cidade, 01 para a área indígena e mais 01 para ampliação, fruto de recurso extraordinário do Deputado em 2023.
Para a capital, serão 09 unidades, sendo 07 para a renovação de frota; 01, mais completa, no valor de R$ 469,8 mil, para ampliação de serviço, que será equipada com um aspirador portátil de secreções, oxímetro portátil, ventilador artificial, bombas de infusão, monitor cardioversor e bomba de infusão de seringa. E ainda mais 01 unidade, que também é fruto de recurso extraordinário do Deputado em 2023.
“Estou trabalhando para substituir as ambulâncias com mais de cinco anos de uso e as substituindo por um SAMU mais moderno, capaz de atender os chamados da população para que dessa forma, ninguém fique sem o socorro por causa de veículos sucateados ou com defeito”, disse Geraldo Resende.
Confira a lista de todos os municípios que serão contemplados até o fim deste ano: Nova Andradina (01); São Gabriel do Oeste (01); Campo Grande (09); Naviraí (01); Sidrolândia (01); Dourados (05); Corumbá (03); Aquidauana (01); Terenos (01); Coxim (01) e Ponta Porã (01) - que já foi entregue.
SAMU Indígena
Projeto idealizado pelo então Secretário Estadual de Saúde, o deputado Geraldo Resende lembrou que, neste segundo semestre, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) deve concluir os trâmites burocráticos para finalmente inaugurar o SAMU Indígena, especializado para aldeias indígenas em Dourados.
“Essa é uma conquista muito especial, porque assim, a comunidade indígena terá um atendimento móvel de urgência diferenciado, voltado para os nossos povos originários. A ambulância já está em Campo Grande e destacada para essa finalidade. Ao terminar essa fase burocrática, ela seguirá para atender chamados de urgência das aldeias. Dourados será pioneira no SAMU Indígena”, celebrou Geraldo Resende.
“Todas essas ambulâncias são uma conquista muito importante para fortalecer a saúde do Mato Grosso do Sul, uma vez que essa renovação da frota deveria ter ocorrido no governo anterior. Mas, como isso não foi prioridade deles, agora conseguimos, conquistamos essas novas viaturas que vão substituir as que estão velhas e fora de uso”, finalizou.
Redação e Assessoria