Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Com prefeitos do Cone Sul, Rodrigo Sacuno sugere consórcio de saúde e pactuação com o Estado


Prefeito quer iniciar diálogo com os prefeitos e gestores, objetivando, juntos, construírem uma saída exequível para garantir o custeio da conta deste setor da saúde.
Prefeito quer iniciar diálogo com os prefeitos e gestores, objetivando, juntos, construírem uma saída exequível para garantir o custeio da conta deste setor da saúde. Por: Soares Filho | 24/01/2025 19:03

 

Liderado pelo município de Naviraí os Prefeitos da Microrregião do Conesul realizaram nesta sexta-feira  (24-01), a primeira reunião da gestão 2025-2028 para discussão do sempre polêmico tema da Saúde publica.  O município é um dos polos regionais da Região Sul Fronteira e recebe em seu Hospital pacientes de pelo menos seis cidades.

A partir desse encontro o prefeito Rodrigo Sacuno quer a abertura de diálogo com os prefeitos e gestores, objetivando, juntos, construírem uma saída possível para garantir o custeio da conta deste setor da saúde.

Na abertura do evento a gerente municipal de Saúde,  Ângela Cunha Castro Lopes, especificou sobre a Saúde de Naviraí, apontando que a defasagem encontrada atinge todos os aspectos. Citou a interrupção de inúmeros programas de saúde que ficaram sem recursos, prejudicando os atendimentos na Saúde Básica, implicando diretamente em mais atendimentos no setor hospitalar.

O prefeito Rodrigo Sacuno foi direto e afirmou que seu município recebe apenas R$ 400 mil para realizar os atendimentos, seja de pacientes de Naviraí ou de municípios vizinhos, justificando o convite feito aos prefeitos presentes, Thalles Tomazelli (Itaquiraí), Rosária Lucca Andrade (Mundo Novo), Fabiana Lorenci (Eldorado), Victor Malaquias (Japorã) e ao vice-prefeito Dr. Bruno Bogoni (Itaquiraí), demais vice-prefeitos e secretários de saúde. Antecipadamente, Rodrigo apontou que o caminho para resolver o financiamento da saúde local e regional seria o Governo do Estado.

O prefeito de Japorã, Malaquias, elogiou a iniciativa do Governo de Naviraí. Segundo ele, é preciso encontrar solução, pois, a Saúde do Cone Sul está enfrentando muitos problemas inaceitáveis. A prefeita de Mundo Novo acrescentou que a situação está piorando em vez de melhorar, referindo-se ao modelo de gestão proposto através da Região Sul Fronteira. “Estamos clamando por mudança. A situação em que os pacientes estão sendo submetidos é desumana. Não aceito o silêncio”, disparo Rosária Andrade.

Prefeito Sacuno conversa com a prefeita Rosária Andrade, de Mundo Novo e Thalles Tomazelli (ITaquiraí) observado pela gerente de Saúde, Ângela Castro. ©Roney Minella/ PMN

 

O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, trouxe a sua experiência apontando possíveis caminhos para baratear custo do setor da saúde, citando a telemedicina e a contratação de serviços terceirizados como exemplos. Contudo, ele avalizou a iniciativa do prefeito Rodrigo de articular o enfrentamento de forma organizada, com união e aval dos técnicos em saúde e prefeitos do Cone Sul sendo envolvidos em uma só proposta.

A vice-prefeita de Naviraí, Telma Minari; a presidente do COSEMS-MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul), Josiane de Oliveira; a Chefe do Núcleo Regional de Saúde de Naviraí, Najua Selem; o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr. Felipe Manzano; o Diretor Executivo do Hospital, Ronaldo Chaves Neto, os secretários de saúde, Fábio Doná (Mundo Novo) Anderson (Juti), Ivone Gois (Japorã), Janssen Portela Galhardo (Iguatemi), Sérgio Pupo (Itaquiraí), e Lidiane (Eldorado), participaram dos debates apresentando importantes sugestões.

 

 

 

Soares Filho e Assessoria



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS