A luta pela reabertura do Estádio Pedro Pedrossian (Morenão), o mais emblemático palco esportivo de Mato Grosso do Sul, ganhou um importante impulso em Brasília. Nesta terça-feira (7), a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) se reuniram com o ministro do Esporte, André Fufuca, para buscar recursos federais para a reforma e reestruturação do estádio, fechado desde julho de 2022.
A senadora, que abraçou a causa junto ao deputado, destacou que o apoio ao esporte é uma prioridade de seu mandato e que já destinou mais de R$ 5 milhões para a área no estado. "O esporte transforma vidas e é isso que queremos incentivar. Queremos ampliar esse alcance, especialmente para os clubes de futebol”, afirmou Soraya.
Ministério do Esporte sinaliza apoio a projeto de reabertura parcial
O deputado Pedrossian Neto apresentou um plano inicial que prevê a reabertura parcial do estádio, focando na área coberta, que tem capacidade para 12 mil torcedores. A ideia é usar essa reabertura como ponto de partida para viabilizar futuras parcerias privadas. "Queremos reabrir, ainda que parcialmente, para pedalar essa bicicleta, e então buscarmos parcerias privadas", explicou.
O ministro André Fufuca demonstrou apoio à proposta e se comprometeu a analisar o projeto para viabilizar parte dos recursos ainda neste ano. Ele também sugeriu que o estado explore modelos de Parceria Público-Privada (PPP) para acelerar a recuperação e devolver o Morenão à população.
O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Marcelo Miranda, reforçou a importância da recuperação do estádio. "O Morenão é o principal estádio do estado, com uma estrutura e arquitetura incríveis. Estamos em um momento de retomada do futebol, mas a UFMS não tem condições para arcar com a reforma", destacou.
Capital News