A Motiva Pantanal, concessionária responsável pela administração e operação da BR-163/MS, iniciou as obras de ampliação e duplicação da rodovia, contemplando trechos estratégicos em diferentes regiões do Estado. As intervenções fazem parte do contrato otimizado de concessão, que prevê mais de R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo dos 29 anos de vigência.
Mais 27 quilômetros de duplicação estão em andamento, são eles: Campo Grande (entre os kms 452 e 460), em Jaraguari (entre os kms 510 e 511) e em Bandeirantes (entre os kms 535 e 546) e Mundo Novo (do km 7 ao 11 e entre 28 e 31). Os serviços envolvem terraplenagem, drenagem e preparação de novas pistas, além da implantação de dispositivos de segurança e acessos.
No extremo sul do Estado, no início de julho começou implantação de terceira faixa em quatro pontos de aclive, sendo três nas imediações de a Mundo Novo e um perto de Itaquiraí.
Nas próximas semanas, outros trechos da rodovia também passarão a receber frentes de obras, ampliando o ritmo de execução previsto para esta primeira etapa.
Contrato otimizado
O novo contrato otimizado, assinado em agosto deste ano junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), garantiu a retomada imediata de investimentos e a execução antecipada de melhorias em toda a extensão da rodovia.
Ao todo, estão previstos:
203 quilômetros de duplicações
147 quilômetros de faixas adicionais
23 quilômetros de marginais
cinco contornos urbanos
passagens de fauna
rede 4G em toda a BR-163/MS
três pontos de parada e descanso para caminhoneiros.
O projeto inclui ainda a implantação de rotatórias, trevos e novos dispositivos de acesso, voltados a ampliar a fluidez e a segurança viária.
“As obras de duplicação simbolizam o início de um novo momento da BR-163/MS. Com o contrato otimizado, antecipamos os investimentos e para trazer melhorias para os motoristas. Nosso compromisso é garantir uma rodovia mais segura, moderna e eficiente para todos os clientes”, destacou Marcus Vinicius Pereira, gerente de engenharia da Motiva Pantanal.
Com 845,4 quilômetros de extensão, a BR-163/MS corta 21 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande, e liga o município de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, a Sonora, na divisa com o Mato Grosso.
A rodovia é o principal eixo logístico do Estado, fundamental para o escoamento da produção agroindustrial, circulação de mercadorias, turismo e mobilidade da população, beneficiando diretamente mais de 1,6 milhão de habitantes.
Correio do Estado