A sessão especial, presidida pelo juiz da 2ª Zona Eleitoral (Comarca de Naviraí), Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, foi realizada na Câmara de Vereadores. Familiares, convidados, correligionários e amigos dos futuros integrantes do Executivo e do Legislativo lotaram o plenário do Legislativo.
O juiz eleitoral abriu a sessão, deu boas vindas a todos os eleitos, e observou que a Diplomação compõe o rito do processo eleitoral e marca o encerramento das eleições municipais. Eduardo Trevisan acrescentou que a diplomação é a chancela da Justiça Eleitoral para que os eleitos possam tomar posse no próximo dia 1º de janeiro. Contudo, ações e denúncias de infrações da lei eleitoral continuarão tramitando e já foram despachadas pelo magistrado.
Discursaram durante a sessão o presidente da Câmara, Éderson Dutra (Neninha), o prefeito Rodrigo Sacuno (gestão 2025-2028), a Promotora de Justiça Eleitoral, Dra. Letícia Rossana, e o juiz eleitoral Dr. Eduardo Trevisan. O vereador Neninha centralizou sua fala na prerrogativa do vereador em fiscalizar os atos do Executivo. Também destacou a importância da democracia no contexto constitucional.
Dra. Letícia Rossana apontou a importância dos mandatos. Ela orientou que os eleitos governem com senso de responsabilidade, empatia e humanidade. “A diplomacão é a certificação de que os candidatos estão aptos a assumirem seus cargos”, destacou. Ela observou que eventuais irregularidades ainda podem ser objeto de análise judicial. “Os senhores e senhoras não devem governar apenas para aqueles que os elegeram, mas para toda a população de Naviraí”, enfatizou.
Por sua vez, Rodrigo Sacuno, emocionado, fez agradecimentos à esposa Naíza Dias Capuci Sacuno, aos filhos José e Maria Vitória, aos pais Massuo Sacuno e Maria Lourdes Sacuno, aos companheiros de luta da campanha, principalmente a sua vice Telma Minari, e todos os naviraienses que acreditaram em suas mensagens e lhes deram os votos que garantiram a sua eleição.
-
Sacuno reiterou a disposição de fazer deste mundo um lugar melhor, começando por Naviraí. Lembrou que assumiu o compromisso de trabalhar por Naviraí com todo o empenho. “Nosso mandato será baseado em três pilares fundamentais: Transparência, Eficiência e Inclusão. Todas as vozes de Naviraí serão ouvidas e ninguém será deixado para trás”, afirmou o futuro prefeito. Reiterou que irá honrar os votos de confiança e que governará sem distinção de pessoas, com diálogo e respeito.
O juiz eleitoral delineou o processo eleitoral de 2024 considerando que as eleições ocorreram em clima de tranquilidade em Naviraí. Afirmou estar feliz porque ocorreram renovações no pleito eleitoral, considerando que a troca, com novos legisladores e mandatários é salutar e necessária para o fortalecimento da democracia, e ajuda a evitar vícios no sistema.
Dr. Eduardo Lacerda Trevisan destacou o empenho do Ministério Público Eleitoral, do bom trabalho desempenhado pela equipe do Cartório Eleitoral de Naviraí, os advogados que prestaram a assessoria jurídica aos partidos e estavam representados pela presidente da OAB Subseção de Naviraí, e agradeceu todos que participaram das eleições deste ano.
Roney Minella (Panoramadoms)